Pernambucano - O Campeonato Pernambucano, entre os Estaduais com clubes do Brasileirão, é aquele que menos apresentou surpresas nas finais ao longo do século XXI. Apenas Central (2007) e Salgueiro (2015) sonharam com o título, mas acabaram com o vice. Na atual edição do Estadual de Pernambuco, Sport e Santa Cruz voltam a se enfrentar após dois anos. O Sr. Goool, nesta segunda-feira, trará as curiosidades e campanhas de todos os finalistas pelos Estaduais.
Campeão pela última vez em 2014, o Sport chega à final com aproveitamento de 55,6% após despachar o Salgueiro nos pênaltis. O Leão da Ilha acumula seis vitórias (quatro em casa e duas fora), dois empates como visitante e quatro derrotas (duas diante da torcida e duas fora), além de 17 gols a favor e oito contra.
Atual campeão, o Santa Cruz - por sua vez - tem aproveitamento modesto de 47,2%. O Santinha venceu apenas quatro vezes (duas em casa e duas fora), empatou em cinco oportunidades (quatro como mandante e um como visitante) e sofreu três derrotas longe da torcida, além de ter marcado 14 gols e sofrido os mesmos 14 tentos.
Na fase anterior, Sport e Santa Cruz se enfrentaram em duas oportunidades. O Leão da Ilha venceu, em casa, por 2 a 1, enquanto houve empate, por 1 a 1, no clássico do Arruda.