São Paulo - A UEFA Champions League, pela nona vez, será decidida na Itália. O país deixou para trás Inglaterra e Alemanha e assumiu a liderança ao ceder o Estádio Giuseppe Meazza (San Siro), em Milão, para a decisão espanhola entre Real Madrid e Atlético de Madrid. A final será realizada no sábado, 28 de maio, às 15h45 (horário de Brasília). Há 15 anos o San Siro não era utilizado como palco do principal jogo do torneio mais importante da Europa.
Enquanto isso, Inglaterra e Alemanha sediaram oito vezes cada a decisão da UEFA Champions League. A última temporada, aliás, aconteceu em Berlim. Ao todo, 15 países foram sedes da decisão da UCL. A Espanha, atual campeã, esteve no centro das atenções em sete oportunidades. A França, por sua vez, contabiliza cinco finais em casa.
Bélgica, Áustria e Holanda acumulam quatro decisões cada, um a mais que Escócia e Grécia. Enquanto isso, Portugal foi palco da final por duas vezes. Já Iugoslávia, Suíça, Turquia e Rússia conseguiram sediar uma vez cada a decisão do torneio europeu.
Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid com dez conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Barcelona, Liverpool e do Bayern de Munique. O Ajax tem quatro títulos, um a mais do que Juventus, Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Porto, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucuresti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista com 15 conquistas, contra 13 da Itália e 12 da Inglaterra. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.