Ceará - O Fortaleza está com nove dedos na taça do Campeonato Cearense 2016. Também pudera! O Leão do Pici meteu 4 a 1 no Uniclinic na primeira partida da final e só ficará sem dar a volta olímpica se, no próximo domingo, às 16 horas, no Estádio do Castelão, for goleado por quatro ou mais gols de diferença. A situação da Águia da Precabura, por si só, já é complicada e fica ainda mais difícil pelo histórico do Tricolor.
O histórico do Uniclinic não é muito melhor. O que ainda dá esperança ao clube da capital é que em 20 de fevereiro pelo mesmo Cearense, o Uniclinic bateu o Fortaleza, fora de casa, por 2 a 1. O resultado está longe de ser o necessário para a final, mas pelo menos dá sinais de que é possível derrubar o virtual campeão. Na história, os rivais realizaram 26 jogos, com 19 vitórias do Fortaleza, quatro empates e apenas três triunfos do Uniclinic.
O Fortaleza chega à final com aproveitamento de 72,5%. São 11 vitórias (cinco em casa e seis fora), quatro empates (um como mandante e três como visitante) e duas derrotas diante da torcida, além de 37 gols a favor (melhor ataque) e 17 contra. O Uniclinic, por sua vez, apresenta desempenho de 54,9% com nove triunfos (quatro em casa e cinco fora), um empate como visitante e sete derrotas (cinco diante da torcida e duas fora), além de 20 tentos a favor e 24 contra.