São Paulo - Liverpool e Sevilla, na quarta-feira, 18 de maio, decidirão o título da UEFA Europa League, às 15h45 (horário de Brasília), no Estádio St. Jakob-Park, na Basileia, na Suíça. Esta será a quarta decisão entre ingleses e espanhóis, segundo levantamento do Sr. Goool. Tanto o clube de Liverpool, como o de Sevilla venceram seus rivais espanhóis e ingleses, respectivamente.
Atual bicampeão, o Sevilla já superou o rival local Espanyol (2006/2007), o português Benfica (2013/2014) e o ucraniano Dnipro (2014/2015). Enquanto isso, as vítimas do Liverpool foram Borussia Mönchengladbach (1972/1973), da Alemanha, e Club Brugge (1975/1976), da Bélgica.
Campanhas!
O Liverpool chegou à final com aproveitamento de 59,5%. Foram seis vitórias (cinco em casa e uma fora), sete empates (dois como mandante e cinco como visitante) e apenas uma derrota longe da torcida, além de 18 gols a favor e dez contra. A partir das oitavas de final, o Liverpool eliminou Manchester United, Borussia Dortmund e Villarreal.
As vítimas do Sevilla, por sua vez, foram Basel, Athletic e Shakhtar Donetsk. Vindo da UEFA Champions League, o Sevilla apresenta desempenho de 58,3%. São quatro triunfos (três em casa e um fora), dois empates como visitante e duas derrotas (uma diante da torcida e outra fora), além de 14 gols a favor e sete contra.
Campeões!
A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea.
Os títulos por países tem a Espanha na frente com 15 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.