São Paulo - Os Estaduais do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco contam com clubes do Campeonato Brasileiro da Série A, mas ainda assim registraram queda de público em relação a temporada passada, segundo levantamento do Sr. Goool. No geral, dos 18 Estaduais já finalizados, nove tiveram aumento na média de pagantes e outros nove perderam fãs.
O Paulistão, por exemplo, conta com cinco clubes na elite nacional (Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo), contudo, não foi capaz de evitar a queda de espectadores. A edição 2016 do Estadual de São Paulo registrou média de 7.267 pagantes, contra 7.607 torcedores em 2015. Mesmo com a perda de torcida, os paulistas tiveram a melhor marca dos Estaduais. A queda de público, entre outros motivos, pode ser observada pela inusitada final. Santos e Osasco Audax fizeram a decisão com o menor público dos últimos anos.
Mais quedas!
No Catarinense, os problemas podem ser divididos entre a mudança do regulamento - à la pontos corridos -, no fracasso dos clubes da capital e até mesmo na queda de público do Joinville, recordista no ano passado. Juntando estes três problemas, o Estadual de Santa Catarina perdeu 712 pagantes. A média caiu de 3.570 torcedores para 2.858 fanáticos.
Por fim, a questão vista no Campeonato Pernambucano foi a falta do Todos com a Nota, programa em que os torcedores trocavam ingressos por notas fiscais. Com o programa, a média do Estadual de Pernambuco bateu na casa dos cinco mil pagantes (4.425). Neste ano, porém, a competição sofreu para chegar a três mil testemunhas (3.005).
Além dos Estaduais mencionados, Alagoas, Distrito Federal e Ceará também tiveram queda de público de 2015 para a atual temporada. Por outro lado, os Estaduais da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Sergipe e Mato Grosso do Sul conseguiram aumentar o público nas arquibancadas.
Destas nove competições, três contam com clubes no Brasileirão. O Baianão saltou de 3.119 torcedores para 3.719 fãs. No Mineiro, mesmo sem a final entre Cruzeiro e Atlético, a marca saiu de 5.347 pagantes para 5.409 espectadores. Por fim, no Paranaense a média de 2015 foi de 3.178 apaixonados, enquanto em 2016 pulou para 3.786 fanáticos.
Confira a comparação na média de público pagante dos Estaduais:
Alagoano
Baiano
Brasiliense
Capixaba
Carioca
Catarinense
Cearense
Gaúcho
Goiano
Mato-grossense
Mineiro
Paraense
Paranaense
Paulista
Pernambucano
Potiguar
Sergipano
Sul-mato-grossense