São Paulo - O Sevilla não se cansa de ganhar e o torcedor não enjoa de comemorar título na UEFA Europa League. Não por acaso, o segundo torneio mais importante da Europa virou sinônimo de Sevilla campeão. Pela terceira vez seguida e a quinta em toda história, o Sevilla conquistou a UEL. Nesta quarta-feira, os espanhóis bateram o Liverpool, de virada, por 3 a 1, no Estádio St. Jakob-Park, na Basileia, na Suíça. Sturridge abriu o marcador para os ingleses no 1º tempo, mas no 2º tempo - em 25 minutos -, o Sevilla virou com tentos de Gameiro e Coke (2). Com mais esta volta olímpica, a Espanha iguala a façanha da Itália nas décadas de 80 e 90.
Em um ponto, contudo, Espanha e Sevilla são desbravadores. Jamais um clube havia conquistado o genuíno tricampeonato na UEL. Hoje com cinco títulos, o Sevilla foi campeão nos últimos anos contra Benfica (2013/2014) e Dnipro (2014/2015). Antes, os Nervionenses fizeram dobradinha contra Middlesbrough (2005/2006) e Espanyol (2006/2007).
Perfeito!
O primeiro título do Sevilla, aliás, foi obtido contra um adversário inglês. Na temporada 2005/2006, os Nervionenses superaram o Middlesbrough, por 4 a 0. Já o Liverpool deu sua última volta olímpica contra um rival espanhol. O clube da Inglaterra bateu o Alavés na edição 2000/2001 da UEFA Europa League. A outra final entre ingleses e espanhóis teve o Atlético de Madrid como grande campeão. O Atleti, em 2009/2010, foi o algoz do Fulham.
Além do Liverpool, as vítimas do Sevilla, a partir das oitavas de final, foram Basel, Athletic e Shakhtar Donetsk. Vindo da UEFA Champions League, o Sevilla obteve 63%. Foram cinco triunfos (três em casa e um fora - além da final em campo neutro), dois empates como visitante e duas derrotas (uma diante da torcida e outra fora), além de 17 gols a favor e oito contra.Campeões!
Com mais esta conquista, o Sevilla dispara na liderança com cinco títulos. Valencia, Liverpool, Internazionale, Juventus e Barcelona ficaram com três voltas olímpicas cada. Atlético de Madrid, Porto, Feyenoord, Parma, IFK Göteborg, Real Madrid, Tottenham, Borussia Mönchengladbach e Leeds United aparecem logo atrás com duas conquistas cada.
A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea.
Os títulos por países tem a Espanha na frente com 16 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.