Portal Eventos
UEFA Europa League
Em 19 de maio de 2016 às 03:25

UEL e Sevilla registram aumento de público, mas torneio europeu tem queda na média de gols

Torneio europeu superou a marca de 20 mil pagantes, enquanto clube espanhol passou dos 35 mil fãs

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A UEFA Europa League pela terceira vez seguida e quinta na história foi encerrada com o Sevilla no lugar mais alto do pódio. O clube espanhol venceu o Liverpool, de virada, por 3 a 1, e garantiu mais um título para seus torcedores. Os fãs do Sevilla, aliás, aumentaram nesta temporada, assim como a média geral do segundo torneio mais importante da Europa. A média de gols, por outro lado, sofreu ligeira queda na UEL, segundo levantamento do Sr. Goool. (Clique na imagem abaixo e confira o ranking final da UEFA Europa League!)

O Sevilla entrou na UEFA Europa League após ser eliminado na UEFA Champions League. Por conta disso, os espanhóis realizaram só quatro jogos como mandante. A média de público dos Nervionenses chegou a 36.080 pagantes. No ano passado, como comparação, o clube do interior sequer atingiu a marca de 30 mil torcedores em sete duelos ao lado da torcida (28.478).

No ranking de público da atual edição da UEL, o Manchester United ficou com a liderança (66.895). O Borussia Dortmund, vice-líder, também superou a marca de 60 mil apaixonados (61.307). Já o Schalke 04 completou o Top 3 (45.529). O melhor público foi registrado no confronto inglês entre United e Liverpool (75.180).

 Torcida compareceu em peso na Suíça e comemorou mais um título do Sevilla na UEFA Europa League!Sevilla / Site OficialTorcida compareceu em peso na Suíça e comemorou mais um título do Sevilla na UEFA Europa League!
Com boas marcas, a UEFA Europa League também viu crescer a presença de espectadores nas arquibancadas. Na temporada 2015/2016, a média final da UEL chegou a 20.691 fanáticos e público total de 5.152.141 apaixonados. Enquanto isso, na edição passada, a média do torneio europeu foi de apenas 17.975 torcedores.

Em campo, contudo, a temporada passada superou a edição encerrada na última quarta-feira. A UEFA Europa League 2014/2015 contabilizou 712 gols, sendo 422 dos donos da casa e 290 dos visitantes. Média de 2,67 tentos por partida. Desta vez, o torneio de 249 jogos - 114 vitórias dos mandantes, 72 triunfos dos visitantes e 63 empates - acumulou 645 gols. Foram 373 dos mandantes e 272 dos "intrusos". Média de 2,59 por duelo.

Mais um!
O Sevilla mantém o aproveitamento de 100% nas decisões. Toda vez que foi finalista, o clube espanhol abocanhou o título. Hoje com cinco conquistas, o Sevilla foi campeão nos últimos anos contra Benfica (2013/2014) e Dnipro (2014/2015). Antes, os Nervionenses fizeram dobradinha contra Middlesbrough (2005/2006) e Espanyol (2006/2007).

Além do Liverpool, as vítimas do Sevilla, a partir das oitavas de final, foram Basel, Athletic e Shakhtar Donetsk. O Sevilla obteve aproveitamento de 63%. Foram cinco triunfos (três em casa e um fora - além da final em campo neutro), dois empates como visitante e duas derrotas (uma diante da torcida e outra fora), além de 17 gols a favor e oito contra.

 Pela quinta vez na história e a terceira seguida, Sevilla levou o troféu da UEFA Europa League!Sevilla / Site OficialPela quinta vez na história e a terceira seguida, Sevilla levou o troféu da UEFA Europa League!
Campeões!
Com mais esta conquista, o Sevilla dispara na liderança com cinco títulos. Valencia, Liverpool, Internazionale, Juventus e Barcelona ficaram com três voltas olímpicas cada. Atlético de Madrid, Porto, Feyenoord, Parma, IFK Göteborg, Real Madrid, Tottenham, Borussia Mönchengladbach e Leeds United aparecem logo atrás com duas conquistas cada.

A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea.

Os títulos por países tem a Espanha na frente com 16 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.