Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 21 de maio de 2016 às 01:31

CBF veta 4º árbitro do mesmo estado dos mandantes, mas escala assistente paulista em jogo do São Paulo

Emerson Augusto de Carvalho vai trabalhar no duelo entre São Paulo e Internacional pelo Brasileirão

da Redação -

São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 12 de maio, reuniu os técnicos do Campeonato Brasileiro da Série A e o comandante da Seleção Brasileira, Dunga. Entre as medidas solicitadas pelos treinadores e anunciadas com pompa foi que "a partir da segunda rodada do campeonato, o quarto árbitro será, preferencialmente, de fora do Estado da partida". Tal providência, de fato, foi adotada para a rodada deste final de semana do Brasileirão, mas ao mesmo tempo, a CBF escalou um assistente paulista para o confronto entre São Paulo e Internacional no Morumbi. Trata-se de Emerson Augusto de Carvalho, da FIFA.

E que fique registrado, o Sr. Goool não desconfia da atuação do assistente. Pelo contrário! O Sr. Goool acredita plenamente na isenção da arbitragem brasileira. A matéria serve para mostrar a incoerência da CBF e dos treinadores brasileiros. Na mesma rodada em que se evita um 4º árbitro do mesmo estado que os clubes mandantes, escala-se um assistente do quadro de arbitragem da mesma Federação em que os donos da casa são filiados.

 Emerson Augusto de CarvalhoFPF / DivulgaçãoEmerson Augusto de Carvalho
E mais! O 4º árbitro que não entra em campo e pouco interfere na partida será de estado diferente ao dos mandantes. Em compensação, o assistente - especificamente no jogo entre São Paulo e Inter - que atua os 90 minutos da partida e pode interferir diretamente no jogo será do mesmo estado que o clube mandante. Tal medida é, no mínimo, incoerente. A CBF, porém, pensa de forma diferente.

"Não há problema. Quando não for possível por questão de escala ou logística, pode ser do mesmo Estado", se limitou a dizer a assessoria da entidade ao Sr. Goool no eterno jogo em que a imprensa pergunta uma coisa e a assessoria responde outra.

Nada a declarar!
O Sr. Goool também tentou contato com a Comissão de Arbitragem, mas desta vez não obteve resposta do presidente Sérgio Corrêa. Em compensação, a assessoria da CBF afirmou que "a Comissão de Arbitragem da CBF atua em conformidade com as diretrizes da entidade. A linha de atuação segue o mesmo caminho". Resposta referente a pergunta sobre se a Comissão de Arbitragem estaria de acordo com a nova determinação da CBF.

No ano passado, Sérgio Corrêa afirmou ao Sr. Goool que não via problemas em escalar profissionais da arbitragem do mesmo estado que o clube mandante. Ele, aliás, elogiou a arbitragem paulista no polêmico jogo entre Corinthians e Sport. Diante disso seria interessante ter a posição de Sérgio Corrêa sobre o veto do 4º árbitro do mesmo estado que os donos da casa.

O mesmo vale para as posições das diretorias de São Paulo e Internacional. Mas mais uma vez, os clubes - através das assessorias - ignoraram não só a imprensa como também seus torcedores. Afinal, a cada derrota do clube, a cada equívoco da arbitragem, dirigentes, jogadores e treinados se esquivam dos próprios erros e culpam os demais para se livrar da ira da torcida. Ou isso não acontecerá caso o assistente paulista cometa algum erro no domingo?

O Sr. Goool tem uma ferramenta exclusiva da arbitragem nacional e internacional. A ferramenta de busca traz todos os profissionais de arbitragem que apitaram jogos de campeonatos acompanhado pelo Sr. Goool. Basta digitar o nome do árbitro ou do assistente para ter a relação completa de partidas. Ou ainda é possível procurar a arbitragem através do menu "árbitros por campeonato". Tudo muito simples e fácil. (Clique na imagem abaixo e analise os dados da arbitragem!)