São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 12 de maio, reuniu os técnicos do Campeonato Brasileiro da Série A e o comandante da Seleção Brasileira, Dunga. Entre as medidas solicitadas pelos treinadores e anunciadas com pompa foi que "a partir da segunda rodada do campeonato, o quarto árbitro será, preferencialmente, de fora do Estado da partida". Tal providência, de fato, foi adotada para a rodada deste final de semana do Brasileirão, mas ao mesmo tempo, a CBF escalou um assistente paulista para o confronto entre São Paulo e Internacional no Morumbi. Trata-se de Emerson Augusto de Carvalho, da FIFA.
E que fique registrado, o Sr. Goool não desconfia da atuação do assistente. Pelo contrário! O Sr. Goool acredita plenamente na isenção da arbitragem brasileira. A matéria serve para mostrar a incoerência da CBF e dos treinadores brasileiros. Na mesma rodada em que se evita um 4º árbitro do mesmo estado que os clubes mandantes, escala-se um assistente do quadro de arbitragem da mesma Federação em que os donos da casa são filiados.
"Não há problema. Quando não for possível por questão de escala ou logística, pode ser do mesmo Estado", se limitou a dizer a assessoria da entidade ao Sr. Goool no eterno jogo em que a imprensa pergunta uma coisa e a assessoria responde outra.
Nada a declarar!
O Sr. Goool também tentou contato com a Comissão de Arbitragem, mas desta vez não obteve resposta do presidente Sérgio Corrêa. Em compensação, a assessoria da CBF afirmou que "a Comissão de Arbitragem da CBF atua em conformidade com as diretrizes da entidade. A linha de atuação segue o mesmo caminho". Resposta referente a pergunta sobre se a Comissão de Arbitragem estaria de acordo com a nova determinação da CBF.
O mesmo vale para as posições das diretorias de São Paulo e Internacional. Mas mais uma vez, os clubes - através das assessorias - ignoraram não só a imprensa como também seus torcedores. Afinal, a cada derrota do clube, a cada equívoco da arbitragem, dirigentes, jogadores e treinados se esquivam dos próprios erros e culpam os demais para se livrar da ira da torcida. Ou isso não acontecerá caso o assistente paulista cometa algum erro no domingo?
O Sr. Goool tem uma ferramenta exclusiva da arbitragem nacional e internacional. A ferramenta de busca traz todos os profissionais de arbitragem que apitaram jogos de campeonatos acompanhado pelo Sr. Goool. Basta digitar o nome do árbitro ou do assistente para ter a relação completa de partidas. Ou ainda é possível procurar a arbitragem através do menu "árbitros por campeonato". Tudo muito simples e fácil. (Clique na imagem abaixo e analise os dados da arbitragem!)