São Paulo - O São Paulo foi o único clube brasileiro que sobrou na Libertadores 2016. O Tricolor terá um adversário indigesto na semifinal. O Atlético Nacional foi o melhor clube da Segunda Fase e terá a vantagem de decidir em casa. Os rivais, aliás, já se enfrentaram no torneio sul-americano. O São Paulo conhece bem os colombianos, tem retrospecto favorável, mas no único mata-mata contra rivais da Colômbia, os brasileiros acabaram derrotados justamente nas semifinais.
Campanhas!
Os duelos das semifinais ainda terão datas e horários definidos pela CONMEBOL. Antes do Atlético Nacional, o Tricolor eliminou o mexicano Toluca e o Atlético Mineiro, enquanto os colombianos se livraram dos argentinos Huracán e Rosário Central.
O São Paulo chega à semifinal com aproveitamento de 52,8%. São cinco vitórias como mandante, quatro empates como visitante e três derrotas (uma diante da torcida e duas fora), além de 20 gols a favor (melhor ataque) e 11 contra. O Atlético Nacional, por sua vez, ostenta desempenho de 76,7%. Foram sete triunfos (quatro em casa e três fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e só uma derrota longe da torcida, além de 19 gols a favor e apenas quatro contra.
Confira os confrontos entre São Paulo e rivais colombianos na Libertadores:1974 (Segunda Fase)
Millonarios 0 x 0 São Paulo
São Paulo 4 x 0 Millonarios
2004 (Semifinal)
São Paulo 0 x 0 Once Caldas
Once Caldas 2 x 1 São Paulo
2008 (Segunda Fase)
Atlético Nacional 1 x 1 São Paulo
São Paulo 1 x 0 Atlético Nacional
2009 (Segunda Fase)
São Paulo 1 x 1 Independiente Medellín
América de Cáli 1 x 3 São Paulo
Independiente Medellín 2 x 1 São Paulo
São Paulo 2 x 1 América de Cáli
2010 (Segunda Fase)
Once Caldas 2 x 1 São Paulo
São Paulo 1 x 0 Once Caldas