Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 24 de maio de 2016 às 16:28

Clubes cariocas levam arquibancadas vazias também para o Brasileirão 2016

Rio de Janeiro só tem mais público pagante que o estado de Santa Catarina na Série A

da Redação -

Rio de Janeiro - Os clubes cariocas seguem sem apoio nas arquibancadas. O problema visto no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil também foi levado ao Brasileirão da Série A. Segundo levantamento do Sr. Goool, o Rio de Janeiro tem a segunda pior média de público entre os estados que contam com representantes na principal divisão nacional. Botafogo, Flamengo e Fluminense já atuaram em casa e juntos ostentam média de apenas 4.616 pagantes.

Sem o Maracanã e o Engenhão, o trio carioca tem mandado seus jogos em diversos estádios, entre eles o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O campo do Voltaço tem capacidade para 18.230 pessoas, segundo o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (CNEF), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas apenas 2.325 testemunhas estiveram no confronto entre Fluminense e Santa Cruz. O Botafogo levou 3.660 fãs na estreia contra o São Paulo, enquanto o Flamengo "encheu" o estádio com 7.863 fanáticos ante o Sport.

 Arquibancadas vazias no Raulino de Oliveira são comuns nos jogos dos cariocas pelo Brasileirão!Vitor Silva / BFRArquibancadas vazias no Raulino de Oliveira são comuns nos jogos dos cariocas pelo Brasileirão!
Para se ter uma ideia, Botafogo, Flamengo e Fluminense - juntos - arrastaram só 13.848 espectadores ao estádio. Esta marca é praticamente a mesma do solitário confronto do Vitória em casa contra o Corinthians (12.417). Já os gaúchos, mesmo com um duelo a menos do que o pessoal da Cidade Maravilhosa, conseguiram quase o dobro de público (26.290).

O Rio de Janeiro supera a média de público apenas de Santa Catarina. Figueirense e Chapecoense garantem média de só 3.818 pagantes no Brasileirão. Dos oito estados, quatro apresentam média inferior a dez mil pagantes. Minas Gerais (6.538) e Paraná (8.916) completam o quarteto sem grande apoio nas arquibancadas.

Apoio garantido!
Do outro lado, mesmo com os baixos públicos de Ponte Preta e Santos, o estado de São Paulo lidera com folga. Palmeiras e Corinthians, com públicos acima de 30 mil apaixonados, garantiram média dos paulistas de quase 20 mil pagantes (19.772). O Rio Grande do Sul marca presença na vice-liderança (13.145), seguido de perto pela Bahia (12.417) e por Pernambuco (11.533).

No geral, o Brasileirão apresenta média modesta de 10.927 fãs. Em 20 partidas, a Série A contabiliza público total de 218.542 espectadores. A média da 2ª rodada, de 9.614 pagantes, é quase 2,5 mil torcedores a menos que a marca da rodada inicial (12.240).

O torcedor internauta pode acompanhar todos os dados separados por estados na aba do ranking de público do Sr. Goool. Basta acessar a página do Sr. Goool, entrar no ranking e escolher a aba "ranking por estado". Ali, além da média e do total de público, há informações das rendas brutas e líquida, da quantidade de clubes e de partidas.