São Paulo - O time da Ponte Preta de 2013 ainda briga para se classificar às quartas-de-final do Campeonato Paulista, mas já entrou na centenária história da instituição Associação Atlética Ponte Preta. Ao derrotar o Paulista, por 1 a 0, a Macaca chegou a 14 jogos sem derrota, superando a marca do time vice-campeão em 1981.
Em 1981 foram oito vitórias e cinco empates nos 13 primeiros jogos. A campanha atual é de oito triunfos e seis empates. E não pense que foram apenas jogos fáceis e contra rivais do interior. Na atual temporada, Corinthians e Santos apanharam da Ponte Preta, enquanto o São Paulo conseguiu segurar um empate. Em 2013, o time do técnico Guto Ferreira ainda triunfou sobre o rival Guarani (3 a 1).
Na vice-liderança do Estadual com 30 pontos - dois a menos do que o líder São Paulo -, a Ponte Preta soma cinco vitórias em casa e três como visitante. Já os seis empates saíram de dois jogos em casa e quatro fora. O clube de Campinas ostenta 21 gols a favor e nove contra (melhor defesa).Mas para seguir invicta, a Ponte Preta terá que aprender com o time de 81. Naquela oportunidade, a Macaca perdeu a invencibilidade apenas na 14ª rodada quando foi derrotada pelo Botafogo, por 2 a 1. Botafogo que será o adversário da Ponte, nesta quarta-feira, às 19h30, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 15ª rodada.
O Botafogo é outro clube do interior que faz boa campanha no Paulistão. O time de Ribeirão Preto ocupa a quinta posição, com 25 pontos. Fora de casa, porém, a Pantera ostenta apenas um triunfo, três empates e três derrotas. No ano passado, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, a Macaca bateu o rival, por 2 a 1.
Confira a série recorde e invicta da Ponte Preta em 2013:
PONTE PRETA 0 x 0 Mogi Mirim
Corinthians 0 x 1 PONTE PRETA
Guarani 1 x 3 PONTE PRETA
PONTE PRETA 1 x 0 Oeste
PONTE PRETA 2 x 0 Penapolense
São Paulo 0 x 0 PONTE PRETA
Ituano 3 x 3 PONTE PRETA
PONTE PRETA 3 x 1 Santos
PONTE PRETA 1 x 1 São Bernardo
Linense 0 x 0 PONTE PRETA
PONTE PRETA 3 x 1 São Caetano
PONTE PRETA 2 x 1 Atlético Sorocaba
União Barbarense 1 x 1 PONTE PRETA
Paulista 0 x 1 PONTE PRETA