São Paulo - O Real Madrid, por todos os ângulos em que se analisa, é o maior campeão da UEFA Champions League. Também pudera! O time de Cristiano Ronaldo e cia., neste sábado, voltou a superar o eterno rival Atlético - nos pênaltis, por 5 a 3, após empates por 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação - no Estádio San Siro, em Milão, na Itália, e conquistou o 11º título da UEFA Champions League. E tem mais! O clube merengue se tornou o maior vencedor do atual formato do torneio mais importante da Europa.
Sem falar que o clube de Madrid ainda é o maior campeão da Taça dos Campeões que durou entre 1955/1956 e 1991/1992. Neste intervalo, os merengues deram a volta olímpica em 1955/1956, 1956/1957, 1957/1958, 1958/1959, 1959/1960 e 1965/1966. A conquista atual, aliás, mostra não só o bom momento do Real Madrid, como também da Espanha.
No século XXI, o país obteve sete títulos e três vices. Sem falar que os espanhóis ainda realizaram duas finais com clubes do país, ambas entre os rivais de Madrid, Real e Atlético. No geral, a Espanha apresenta 16 voltas olímpicas e 11 vices.
A conquista atual do Real Madrid teve aproveitamento de 76,9%. Foram nove vitórias (seis em casa e três fora), três empates (dois como visitante e um em campo neutro) e uma derrota longe da torcida, além de 28 gols a favor e só seis contra. Após se classificar na liderança do seu grupo, o clube espanhol despachou Roma nas oitavas de final, Wolfsburg nas quartas de final e Manchester City nas semifinais.
Sedes!
Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid, agora, com 11 conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Barcelona, Liverpool e do Bayern de Munique. O Ajax tem quatro títulos, um a mais do que Juventus, Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Porto, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucuresti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista com 16 conquistas, contra 13 da Itália e 12 da Inglaterra. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.