Portal Eventos
Amapaense
Em 31 de maio de 2016 às 11:00

Estadual Amapaense começará segunda-feira e campeão poderá fazer apenas dez jogos

Sr. Goool, nesta terça-feira, traz a tabela completa, o simulador de jogos e o regulamento

da Redação -

Amapá - Enquanto as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro já pegam fogo, o Estadual Amapaense colocará a bola para rolar apenas na próxima segunda-feira. Sem falar que a competição terá só cinco clubes e o campeão poderá dar a volta olímpica após dez míseros jogos. O Sr. Goool, nesta terça-feira, traz a tabela completa, o simulador de jogos e o regulamento do Estadual do Amapá.

O atual tricampeão Santos diante do Trem reeditará a final de 2015 logo na abertura da edição 2016, na próxima segunda-feira, às 20h30, no Estádio Zerão, em Macapá. Além do Zerão, apenas o Augusto Nunes, com mandos do Santana, também receberá partidas do torneio. Como se não bastasse a demora para o início, o Estadual ficará inativo até 22 junho após o confronto pela 1ª rodada em 9 de junho.

 Santos e Trem reeditarão a final de 2015!Santos / Site OficialSantos e Trem reeditarão a final de 2015!
Com tão poucos clubes, o campeão poderá realizar apenas dez partidas. Para que isso aconteça, o clube necessitará vencer os dois turnos ou chegar à final do Estadual sem decidir um dos dois turnos. Caso contrário, o campeão sairá depois de 11 confrontos. Oito pelo 1º e 2º turnos - quatro jogos em casa fase -, além das finais em duelos únicos dos turnos e da decisão do campeonato.

Dos cincos participantes, apenas o São Paulo ainda não foi campeão. O Santos acumula quatro conquistas, uma a menos do que o Trem. Enquanto isso, o Santana aparece com sete títulos. Já o Macapá é o maior vencedor do estado com 17 voltas olímpicas, sendo a última no longínquo ano de 1991.

Regulamento:

O Campeonato Amapaense 2016 será disputado apenas por cinco clubes. O 1º turno terá jogos apenas de ida entre todos os clubes. Os dois primeiros colocados farão a final em duelo único. A mesma fórmula será adotada no 2º turno. O líder de cada turno terá a vantagem do empate na decisão.

Se um mesmo clube vencer ambos os turnos será declarado campeão estadual. Caso contrário, os vencedores se enfrentarão pelo título de 2016 em partida única. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Não haverá rebaixamento.

O campeão terá vagas na Copa do Brasil e na Série D 2017. Já o vice-campeão terá vaga na Série D 2017.