São Paulo - Equilíbrio ou incompetência dos visitantes? O fato é que a Copa do Brasil 2016, segundo levantamento do Sr. Goool, bateu recorde de jogos de volta durante a Primeira e Segunda Fase. Nestas duas primeiras etapas, caso o visitante vença por dois ou mais gols de diferença, elimina o segundo duelo. Em 52 oportunidades, porém, os "intrusos" não atingiram o objetivo e foram obrigados a enfrentar o rival no jogo da volta.
Dos 40 embates iniciais, incríveis 35 tiveram a segunda partida ao longo da Primeira Fase. Há dois anos, a marca era de 31 jogos, um a mais do que a edição de 2015. Já em 2013, foram 29 jogos com volta dos 40 confrontos. Em relação a Segunda Fase, novo recorde. A atual temporada igualou as edições de 2013 e 2014 com 17 jogos de volta, um a mais do que o ano passado.
Próxima etapa!
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo, Corinthians e o atual campeão Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.
Regulamento:
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.
Neste ano, o gol fora de casa na final da Copa do Brasil não fará diferença. Em caso de empate na pontuação, a decisão será nos pênaltis.
Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Internacional - melhor colocado no Brasileirão - abaixo dos clubes da Libertadores.
Confira a quantidade de jogos de volta que aconteceram na Primeira e Segunda Fase da Copa do Brasil:2013 (46)
Primeira Fase - 29
Segunda Fase - 17
2014 (48)
Primeira Fase - 31
Segunda Fase - 17
2015 (46)
Primeira Fase - 30
Segunda Fase - 16
2016 (52)
Primeira Fase - 35
Segunda Fase - 17