Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 04 de junho de 2016 às 16:16

Nove clubes da Terceira Fase não eliminaram nenhum jogo de volta na Copa do Brasil

Sr. Goool levou em conta apenas os clubes que jogaram a partida de ida nas duas fases como visitantes

da Redação -

São Paulo - Nove dos 17 clubes garantidos na Terceira Fase da Copa do Brasil foram visitantes na partida de ida das duas etapas anteriores, mas não conseguiram eliminar os jogos de volta. América Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo-PB, Botafogo-RJ, Ceará, Chapecoense, Ponte Preta, Vasco e Vitória atuaram fora de casa na partida de ida na Primeira e na Segunda Fases, contudo, não triunfaram por dois ou mais gols de diferença.

 Botafogo foi um dos clubes que não aproveitou a chance de evitar dois jogos na Copa do Brasil!Botafogo / Site OficialBotafogo foi um dos clubes que não aproveitou a chance de evitar dois jogos na Copa do Brasil!
Esta turma, porém, não está sozinha. O Sr. Goool mostrou, na última quinta-feira, que a Copa do Brasil bateu recorde de jogos de volta. Foram 52 partidas durante as duas fases iniciais, sendo 35 confrontos na Primeira Fase e 17 embates na Segunda Fase. Para se ter uma ideia, apenas oito clubes conseguiram eliminar o duelo de volta.

Na Primeira Fase, só os visitantes CRB, Fluminense, Coritiba, Figueirense e Bragantino atingiriam o objetivo de eliminar o jogo de volta. A lista caiu na Segunda Fase. Cruzeiro, Santos e Santa Cruz foram os únicos clubes que despacharam a segunda partida no torneio nacional.

Próxima etapa!
Na Terceira Fase, obrigatoriamente, os clubes terão que fazer jogos de ida e volta. Nesta fase, o paraibano Botafogo enfrentará o Ceará, enquanto o Vasco desafiará o Santa Cruz. Já o Vitória terá o Cruzeiro pela frente. O Atlético Paranaense, por sua vez, fará um duelo do Sul contra a Chapecoense. O América Mineiro pegará o Fortaleza e o Fluminense enfrentará o Ypiranga. Enquanto isso, o Bragantino duelará ante o carioca Botafogo.

Há ainda três duelos indefinidos. O Juventude espera pelo vencedor de Operário e Paysandu. Já o classificado de Sampaio Corrêa e Figueirense terá pela frente a Ponte Preta. Por fim, o Santos aguarda Gama ou ABC. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda definirá as datas, horários e locais da Terceira Fase.

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo, Corinthians e o atual campeão Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.

Regulamento:
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.

Neste ano, o gol fora de casa na final da Copa do Brasil não fará diferença. Em caso de empate na pontuação, a decisão será nos pênaltis.

Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Internacional - melhor colocado no Brasileirão - abaixo dos clubes da Libertadores.