São Paulo - A Série D do Campeonato Brasileiro contará com 23 clubes novatos. E esta turma, apesar da inexperiência na última divisão nacional, poderá sonhar com o acesso e até mesmo o título. Segundo levantamento do Sr. Goool, nove clubes subiram para a Série C logo em sua primeira participação na última divisão nacional. Por motivo óbvios, o Sr. Goool não considerou os acessos de 2009, primeiro ano da Série D.
A edição 2016 da Série D do Brasileirão terá início neste domingo com cobertura total do Sr. Goool. Tabela e simulador de jogos já estão disponíveis aos torcedores internautas. O Sr. Goool ainda terá todas as estatísticas e curiosidades da divisão, assim como acompanhará o público e a renda de todos os clubes.
Entre os novatos que garantiram o acesso logo de cara, três ainda conquistaram o título da Série D. O Guarany, por exemplo, não ficou satisfeito em subir para a Série C e também faturou o título do último escalão nacional em 2010. O paraibano Botafogo repetiu a dose em 2013, assim como fez o Tombense em 2014.Entre 2010 e 2015, a primeira edição analisada pelo Sr. Goool foi aquela com o maior número de novatos nas quatro primeiras colocações. Além do Guarany, Araguaína e Joinville também conquistaram o acesso, mesmo debutando na divisão. Só o Madureira, entre os clubes que subiram, já conhecia a Série D.Em 2011, por outro lado, o Cuiabá foi minoria. O clube mato-grossense era juvenil, enquanto Tupi, Santa Cruz e Oeste tinham conhecimento dos atalhos da divisão. Nos dois anos seguintes, houve uma divisão. Baraúnas e Mogi Mirim foram os novatos de 2012, enquanto Sampaio Corrêa e CRAC utilizaram a experiência para subir. Em 2013, Botafogo-PB e Salgueiro debutaram com acesso e se juntaram aos velhos conhecidos da Série D Juventude e Tupi.
Há dois anos, o Tombense foi o único novato a conquistar o acesso. O clube mineiro se juntou a Brasil, Confiança e Londrina. Por fim, em 2015, não houve debutantes. Todos os quatro clubes que conquistaram o acesso - Botafogo-SP, Ríver, Remo e Ypiranga - já conheciam a última divisão nacional.
Águia, Altos, América-PE, Anápolis, Baré, Caxias, Desportiva Ferroviária, Galícia, Icasa, Linense, Murici, Novo Hamburgo, Osasco Audax, Portuguesa-RJ, PSTC Procopense, Rondoniense, São Bento, São Francisco, São Paulo-RS, Sete de Setembro, Sinop, Uniclinic e URT são os clubes que disputarão pela primeira vez a Série D.
Curiosidades!
Entre os 68 representantes de todos os 26 estados e do Distrito Federal, seis conquistaram o título estadual em 2016. Atlético Acreano, Desportiva Ferroviária, Luziânia, Moto Club, Sergipe e Sete de Setembro - após o título - tentará festejar também o acesso à Série C do Brasileirão.
Águia, Icasa, Madureira e Caxias, por outro lado, jogarão a Série D após o rebaixamento na Série C do ano passado. Em sete edições da Série D houve sete campeões diferentes. O paraense São Raimundo puxou a fila em 2009 e foi acompanhado por Guarany-CE (2010), Tupi-MG (2011), Sampaio Corrêa-MA (2012), Botafogo-PB (2013), Tombense-MG (2014) e Botafogo-SP (2015).
Regulamento:
A Série D 2016 contará com 68 clubes distribuídos em 17 grupos com quatro times cada. Os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados avançarão de fase.
Os confrontos da Segunda Fase terão os 32 clubes classificados separados em dois blocos. O melhor colocado do Bloco I pegará o pior colocado do Bloco II e assim sucessivamente. Serão jogos de ida e volta.
Bloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;
Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.
Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Em caso de empate de pontos nos confrontos entre a Segunda Fase e a final, os critérios de desempate serão: maior saldo de gols, maior número de gols fora de casa e pênaltis. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C.
Confira a lista de clubes que conquistaram o acesso no primeiro ano de Série D:
2010
Guarany, Araguaína e Joinville
2011
Cuiabá
2012
Baraúnas e Mogi Mirim
2013
Botafogo-PB e Salgueiro
2014
Tombense