Rio de Janeiro - O Vasco, na última terça-feira, se recuperou da derrota, em casa, para o Paysandu ao superar o Londrina, no interior paranaense, por 1 a 0, pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Líder disparado, o Gigante da Colina faz sua melhor campanha no segundo escalão nacional, segundo levantamento do Sr. Goool.
Não por acaso, a largada desta temporada supera os inícios de 2009 e 2014. Há sete anos, o clube cruzmaltino foi campeão da Série B, mas nestas curiosidades da bola teve seu pior início. Foram 20 pontos de 33 possíveis. Com saldo de nove gols, o Vasco fechou a 11ª rodada na 5ª colocação, fora da zona de acesso, a sete pontos do líder.
Há dois anos, o Vasco subiu com a modesta terceira melhor campanha da divisão. Após as 11 primeiras partidas, o Gigante da Colina até tinha os mesmos 20 pontos de 2009 - com cinco vitórias, cinco empates e uma derrota -, mas acumulava dez tentos de saldo e estava no G4, na 4ª colocação a três pontos do líder.
Pontos corridos!
Abaixo do Vasco estão Coritiba, em 2010, e Botafogo, em 2015, com 24 pontos cada, Portuguesa, em 2011, e Joinville, em 2014, com 23 pontos cada, além do Náutico, em 2006, com apenas 20 pontos nas 11 primeiras rodadas da Série B. De todos estes líderes da 11ª rodada, Náutico, Corinthians, Guarani, Coritiba, Portuguesa, Criciúma (2012), Chapecoense, Joinville e Botafogo conquistaram o acesso, sendo que Timão, Coxa, Lusa, JEC e Fogão foram campeões.
O Vasco, apesar do bom início, ainda deixa a desejar nas arquibancadas. Os torcedores se cansaram da Série B. A média do Gigante da Colina, após cinco duelos em casa, é de apenas 5.869 pagantes que dá o modesto 4º lugar. Pelo menos, a próxima partida será fora de casa, o que sempre garante bom público.
O próximo desafiante do líder será o CRB no sábado, às 16h30, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 12ª rodada da Série B. O Galo é um dos postulantes ao acesso neste início de temporada.