Portal Eventos
Eurocopa
Em 23 de junho de 2016 às 00:17

Eurocopa: melhores, piores, gols, público, novatos e duelos das oitavas de final

Sr. Goool apresenta todas as curiosidades e estatísticas da Primeira Fase do torneio europeu

da Redação -

São Paulo - A Primeira Fase da inchada Eurocopa 2016 foi encerrada na última quarta-feira com a definição dos confrontos das oitavas de final. Dos cinco novatos, apenas a Albânia ficou fora do mata-mata. Islândia, Eslováquia, Irlanda do Norte e País de Gales, por outro lado, avançaram. A seleção de Bale, aliás, fará um confronto de debutantes ante a Irlanda do Norte. Enquanto isso, Eslováquia e Islândia terão campeões mundiais pela frente. A Alemanha pegará os eslovacos, enquanto a Inglaterra vai desafiar a Islândia.

 Irlanda fez história ao derrotar a Itália e se classificar às oitavas de final da Eurocopa!FAI / Site OficialIrlanda fez história ao derrotar a Itália e se classificar às oitavas de final da Eurocopa!
Nos confrontos das oitavas de final há também embate de vencedores da Copa do Mundo. É o caso de Itália e Espanha. Enquanto isso, a França reencontrará a Irlanda, a mesma seleção que foi impedida de disputar a Copa do Mundo de 2010 por causa da mãozinha de Thierry Henry. Há ainda o confronto entre Croácia e Portugal. Mesmo tendo Cristiano Ronaldo, os portugueses se classificaram sem vencer. Os outros dois jogos serão entre Suíça e Polônia, além de Hungria e Bélgica.

Em campo foram 36 jogos e apenas 11 empates, sendo quatro 0 a 0. Aconteceram só 69 gols. Média modesta de 1,92 por partida. Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Itália, País de Gales e Polônia triunfaram duas vezes em três rodadas. Em compensação, Áustria, Portugal, República Tcheca, Romênia, Rússia, Suécia e Ucrânia - único país a perder todas as partidas - não sentiram o doce gosto da vitória. Desta trupe, só o gajos avançaram de fase.

Dois lados!
Seleção Portuguesa, por sinal, que também está na turma dos invictos que ainda conta com Alemanha, Croácia, França, Hungria, Inglaterra, Islândia, Polônia e Suíça. As seleções da Hungria e de País de Gales ostentam o melhor ataque com seis gols cada. Já os ucranianos não só perderam todos os jogos como ainda não marcaram nenhum gol. A pior defesa, contudo, é da Rússia que levou seis tentos. Alemanha e Polônia, por outro lado, ainda não tiveram que buscar a bola no fundo das redes.

A anfitriã França, apesar de não estar em tantos destaques individuais, tem a melhor campanha da Primeira Fase. Os franceses anotaram sete pontos, assim como Alemanha, Polônia e Croácia, e levam vantagem nos critérios de desempate. A França tem três gols de saldo e quatro tentos a favor. Os alemães, com os mesmos três gols de saldo, fizeram só três tentos. Já Croácia e Polônia aparecem com dois gols de saldo cada, mas os croatas balançaram as redes em cinco oportunidades, três vezes a mais do que os poloneses.

Público e mata-mata!
Nas arquibancadas, a Eurocopa registrou média de 45.859 pagantes e público total de 1.650.920 torcedores. A abertura do torneio entre França e Romênia teve o maior público da fase inicial (75.113). Ao todo, três jogos superaram a marca de 70 mil fãs, enquanto três partidas não atingiram o público de 30 mil espectadores. O menor público ocorreu no duelo entre Rússia e País de Gales (28.840).

As oitavas de final serão disputadas entre sábado e segunda-feira. Suíça e Polônia abrirão o mata-mata às 10 horas (horário de Brasília). O vencedor vai encarar Croácia ou Portugal. Ainda deste lado da chave, o classificado de País de Gales e Irlanda do Norte desafiará Hungria ou Bélgica. Do outro lado da chave, Alemanha ou Eslováquia pegará Itália ou Espanha. Por fim, França ou Irlanda terá pela frente Inglaterra ou Islândia.