Portal Eventos
Copa América Masculino
Em 25 de junho de 2016 às 10:34

Argentina x Chile - Copa América terá pela nona vez uma final repetida

Destas nove finais repetidas, em cinco oportunidades houve um bicampeonato

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Argentina e Chile, neste domingo, às 21 horas (horário de Brasília), no Estádio MetLife, em Nova Jersey, nos EUA, decidirão a Copa América pela segunda vez consecutiva. O torneio, segundo levantamento do Sr. Goool, terá pela nona oportunidade em sua longa história uma final repetida. Apenas quatro confrontos diferentes, porém, fizeram parte destas nove decisões iguais.

 Argentina, com campanha perfeita, quer dar o troco no Chile na Copa América do Centenário!AFA / Site OficialArgentina, com campanha perfeita, quer dar o troco no Chile na Copa América do Centenário!
No ano passado, o Chile fez história ao conquistar, de forma inédita, o título da Copa América. Após empate sem gols, os chilenos venceram nas penalidades máximas (4 a 1). A final repetida na intitulada Copa América do Centenário entra para a seleta lista de decisões entre Uruguai e Argentina, Argentina e Brasil, além de Brasil e Paraguai.

Nenhuma outra decisão se repetiu como o confronto entre Uruguai e Argentina, quatro vezes ao todo. O maior clássico da América do Sul entre Argentina e Brasil foi visto três vezes na final do torneio. Ainda houve um repeteco entre Brasil e Paraguai. Destas nove finais repetidas, em cinco oportunidades houve um bicampeonato.

Campanhas!
Fato que anima os chilenos, desta vez sem a força de jogar em casa e também por estar em desvantagem diante da campanha perfeita dos hermanos. O Chile, na Copa América, tem aproveitamento de 80%. São quatro vitórias e uma derrota, justamente para a Argentina ainda na Primeira Fase. A Seleção Chilena ainda acumula 16 gols a favor e cinco contra.

Enquanto isso, a Argentina venceu todos os seus cinco confrontos, sendo que goleou o anfitrião EUA, por 4 a 0, em plena semifinal. A Seleção Argentina ainda contabiliza 18 gols a favor e só dois contra. Os hermanos ostentam o maior número de vitórias (5), o menor número de derrotas (0), o melhor ataque (18) e a melhor defesa (2).

Campeões!
O Uruguai está na liderança de conquistas (15). A Argentina ficou na 2ª colocação com 14 títulos. Apesar de ser o recordista de títulos na Copa do Mundo, o Brasil só tem oito conquistas na Copa América - sendo o último em 2007. Paraguai e Peru somam dois títulos, contra um de Chile, Colômbia e Bolívia.

Sob o nome de Campeonato Sul-americana, o torneio de seleções da América do Sul é disputado desde 1916. Em 1975, a competição passou a ser chamada de Copa América. Desde 1993, a CONMEBOL convida seleções de outras Confederações. México, Costa Rica, Honduras, EUA e Jamaica, da CONCACAF, além do Japão já participaram do torneio

Confira as finais repetidas em edições seguidas na Copa América:

*Campeões

Uruguai* x Argentina (1916)
Uruguai* x Argentina (1917)

Uruguai* x Argentina (1923)
Uruguai* x Argentina (1924)

Uruguai* x Argentina (1926)
Argentina* x Uruguai (1927)

Argentina* x Uruguai (1941)
Uruguai* x Argentina (1942)

Argentina* x Brasil (1945)
Argentina* x Brasil (1946)

Brasil* x Paraguai (1949)
Paraguai* x Brasil (1953)

Argentina* x Brasil (1957)
Argentina* x Brasil (1959)

Brasil* x Argentina (2004)
Brasil* x Argentina (2007)

Chile* x Argentina (2015)
Argentina x Chile (2016)