São Paulo - As Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão apenas no começo, mas segundo levantamento do Sr. Goool já utilizaram 115 estádios diferentes nesta temporada. O Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (CNEF), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), contabiliza - ao todo - 790 palcos por todo o território verde e amarelo. A utilização de 115 estádios em um mês de competição é alta, mas em contraponto ao total de "casas" da bola acaba sendo modesta, de 14,6%.
Contabilizando apenas uma vez os estádios repetidos, a Série A teria 23 arenas, contra 21 da Série B. A Série C está com 18 estádios, enquanto a Série D aparece com 53. Agora, se juntarmos todos os estádios, a conta chega a 131 palcos. São 23 "casas" da elite, 27 da Série B, 21 da Série C e 60 da Série D. O Sr. Goool não levou em conta os jogos deste final de semana.
Distribuição!
Dos 790 estádios cadastrados no CNEF, 260 estão no Sudeste, enquanto 241 aparecem no Nordeste. Há ainda 144 "casas" no Sul. No Centro-Oeste são 85 palcos, contra 60 no Norte. Somando todos os estádios das cinco regiões, há 467 municipais, 272 particulares, 47 estaduais e quatro federais. São 505 estádios com iluminação e 285 sem energia elétrica para as torres de iluminação.
Em relação a capacidade dos estádios, a maioria - 420 - é para até cinco mil torcedores. Há ainda 191 palcos entre cinco e dez mil espectadores. Do outro lado da ponta, só 11 estádios comportam mais de 50 mil fãs. Enquanto isso, quatro "casas" têm capacidade entre 45 mil e 50 mil apaixonados.
O Sr. Goool é o único site que acompanha as médias de público e renda das Séries A, B, C e D do Brasileirão. No ranking do Sr. Goool há uma aba exclusiva sobre os estádios. No ranking agrupado há ainda a possibilidade de conferir estádio por estádio nas quatro divisões nacionais. (Clique na imagem abaixo e confira o ranking agrupado das Séries A, B, C e D!)