São Paulo - O Chile, na história recente do futebol sul-americano, se tornou o algoz da Argentina. Assim como em 2015, a Seleção Chilena se sagrou campeã da Copa América em cima dos argentinos. O feito atual foi conquistado neste domingo, no Estádio MetLife, em Nova Jersey, nos EUA, com o mesmo roteiro da temporada passada. Após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, o Chile deu a volta olímpica com o triunfo nos pênaltis (4 a 2). De quebra, os chilenos ainda entraram para uma seleta lista de bicampeões no torneio.
O Chile, na Copa América, teve aproveitamento de 72,2%. Foram quatro vitórias, um empate e uma derrota, justamente para a Argentina ainda na Primeira Fase. A Seleção Chilena ainda acumula 16 gols a favor e cinco contra.
Campeões!
O Uruguai está na liderança de conquistas (15). A Argentina ficou na 2ª colocação com 14 títulos. Apesar de ser o recordista de títulos na Copa do Mundo, o Brasil só tem oito conquistas na Copa América - sendo o último em 2007. Paraguai, Peru e, agora, Chile somam dois títulos, contra um de Colômbia e Bolívia.
Sob o nome de Campeonato Sul-americana, o torneio de seleções da América do Sul é disputado desde 1916. Em 1975, a competição passou a ser chamada de Copa América. Desde 1993, a CONMEBOL convida seleções de outras Confederações. Em 2016, a CONCACAF organizou a Copa América junto com a CONMEBOL.