Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 29 de junho de 2016 às 01:00

Joinville poderá se tornar o 6º clube rebaixado da Série A para a Série C em dois anos

Sem vencer em casa, JEC já acumula cinco rodadas na zona de rebaixamento da Série B

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Santa Catarina - O Joinville, na última terça-feira, foi derrotado, em casa, pelo CRB, por 3 a 1, pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Desta forma, o JEC completou sua quinta rodada na zona de rebaixamento. Pelo andar da carruagem, o Tricolor poderá se tornar o sexto clube a descer na Série A para a Série C em apenas dois anos, segundo levantamento do Sr. Goool. O período analisado foi a partir de 2003, quando a elite nacional adotou o formato de pontos corridos.

 Joinville foi derrotado pelo CRB, em casa, e completou a quinta rodada na zona de rebaixamento na Série B!Joinville / Site OficialJoinville foi derrotado pelo CRB, em casa, e completou a quinta rodada na zona de rebaixamento na Série B!
No momento, o Joinville acumula apenas 11 pontos em 13 partidas. Aproveitamento de 28,2%. São duas vitórias - ambas fora de casa -, cinco empates (quatro como mandante e um como visitante) e seis derrotas (duas diante da torcida e quatro fora), além de sete gols a favor e 14 contra. O JEC foi rebaixado na Série A do ano passado com a pior campanha.

Caso mantenha o baixo desempenho e confirme o novo rebaixamento, o Tricolor repetiria os feitos negativos de Criciúma, Paysandu, Santa Cruz, Santo André e Portuguesa. O rival Criciúma deixou a Série A em 2004 e, na temporada seguinte, caiu para a Série C. Detalhe: há 11 anos, a Série B rebaixou seis clubes para a então última divisão nacional. A Série D só seria criada em 2009.

E este fato ajudou o Paysandu a não acumular três descensos em sequência. O Papão caiu para a Série B em 2005 e foi rebaixado à Série C em 2006. No terceiro escalão nacional, em 2007, o clube paraense amargou a antepenúltima colocação com apenas um ponto em seis jogos. Mas naquela época, a Série C não tinha rebaixamento.

Queda dupla!
Antes da criação da Série D, o Santa Cruz também somou dois descensos seguidos da Série A para a Série B, em 2006, e da Série B para a Série C, em 2007. Por enquanto, apenas os paulistas Santo André e Portuguesa foram degolados duas vezes consecutivas já tendo as quatro divisões nacionais.

O Ramalhão foi despachado da elite em 2009. Não contente, o clube de Santo André rodou para a Série C no ano seguinte. Já a crise da Portuguesa começou com o problema do meia Héverton, escalado de forma irregular. Rebaixada em 2013 na Série A, a Lusa tropeçou até a Série C com o descenso na Série B 2014.

De volta ao atual momento da Série B, o Joinville poderá ser acompanhado por outros rivais. Dos quatro clubes que desceram da Série A no ano passado, Avaí e Goiás também lutam contra o rebaixamento, enquanto o Vasco lidera de forma isolada.

Para tentar se levantar, o JEC voltará a campo no sábado, às 16 horas, para encarar o Brasil no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, pela 14ª rodada da Série B.

Confira os clubes que caíram da Série A para a Série C em apenas dois anos:


REBAIXAMENTOS
CRICIÚMA
Série A2004
Série B2005


PAYSANDU
Série A2005
Série B2006


SANTA CRUZ
Série A2006
Série B2007


SANTO ANDRÉ
Série A2009
Série B2010


PORTUGUESA
Série A2013
Série B2014