Portal Eventos
Eurocopa
Em 07 de julho de 2016 às 17:52

Portugal x França - Mesmo objetivo, mas histórias bem diferentes!

Portugueses querem o primeiro título, enquanto franceses poderão se tornar recordistas em conquistas

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Portugal e França farão a final da Eurocopa 2016. Assim como todas as outras 14, esta decisão também será inédita no torneio europeu. Os portugueses demoraram para embalar, mas conseguiram uma vitória convincente sobre País de Gales. Já os franceses sempre se postaram como favoritos e, mesmo do lado mais complicado da chave, se superaram, eliminando inclusive a atual campeã mundial Alemanha. Portugal e França terão o mesmo objetivo para o próximo domingo, às 16 horas (horário de Brasília), em Paris, mas as histórias são bem diferentes.

 Cristiano Ronaldo, em sua segunda final de Eurocopa, quer dar o primeiro título a Portugal!UEFA / DivulgaçãoCristiano Ronaldo, em sua segunda final de Eurocopa, quer dar o primeiro título a Portugal!
A seleção de Cristiano Ronaldo, por exemplo, poderá se tornar a primeira a conquistar o título da Euro após um vice. Nenhuma outra seleção campeã bateu na trave antes de festejar. Todos os outros nove campeões deram a volta olímpica já na primeira vez em que estiveram na final. Portugal amargou o vice, em casa, perante a Grécia, em 2004.

A França, aliás, ostenta aproveitamento de 100% em decisões. Os franceses foram campeões em 1984 - também diante da torcida - e 2000. E esta é outra diferença entre os finalistas. A França busca seu terceiro título e o recorde no geral. Hoje, Alemanha (1972, 1980 e 1996) e Espanha (1964, 2008 e 2012) são as maiores vencedores da Eurocopa. Já Portugal sonha com a primeira conquista na Euro.

Em caso de sucesso, os portugueses empatariam com Rússia, antiga União Soviética (1960), Itália (1968), República Tcheca, antiga Tchecoslováquia (1976), Holanda (1988), Dinamarca (1992) e Grécia (2004).

Campanhas!
Portugal não teve vida fácil ao longo do torneio. Para se ter uma ideia, os portugueses se classificaram ao mata-mata sem nenhuma vitória e com três empates. Nas oitavas de final, a classificação ante a Croácia só foi obtida na prorrogação (1 a 0). Já nas quartas, a Polônia caiu apenas nos pênaltis (5 a 3). A única vitória no tempo normal foi ante País de Gales na semifinal (2 a 0). São dois triunfos e quatro empates, além de oito gols a favor e cinco contra. Aproveitamento modesto de 55,6%.

A França, por sua vez, garantiu logo a liderança do seu grupo com duas vitórias e um empate. Os franceses ainda passaram por uma das sensações do torneio, a Irlanda, por 2 a 1, nas oitavas de final. A Islândia, outra sensação da Euro, ficou pelo caminho nas quartas de final (5 a 2). Antes da decisão, a anfitriã França ainda teve tempo de despachar a Alemanha (2 a 0). A Seleção Francesa acumula cinco triunfos e um empate, além de 13 gols a favor e quatro contra. Aproveitamento de 88,9%.