Portal Eventos
Amazonense Série A
Em 12 de julho de 2016 às 10:26

Centésima edição do Amazonense começará só no final de agosto; Tabela e simulador no ar

Entre os sete clubes do Estadual do Amazonas, um foi rebaixado na temporada passada

da Redação -

Amazonas - O Campeonato Amazonense será o último Estadual que colocará a bola para rolar. Sim! Ainda tem Estadual que não começou na temporada. A 100ª edição do Amazonense, considerando a fase amadora e profissional, terá início apenas em 20 de agosto com ampla cobertura do Sr. Goool. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos, por sinal, já estão disponíveis aos torcedores internautas.

Como se não bastasse a demora para o começo da competição, o Estadual do Amazonas ainda contará com clube rebaixado. O Rio Negro amargou o descenso na temporada passada, mas neste ano foi um dos sete clubes que se inscreveram para disputar o torneio. O Rio Negro, com 17 conquistas, é o segundo maior vencedor do Amazonense.

O recordista é o Nacional que já acumula 43 conquistas. O Naça, aliás, é o atual bicampeão estadual. Estes dois clubes, por sinal, se enfrentarão na 1ª rodada. O duelo de abertura, contudo, será entre Fast Clube e Manaus. O Fast é um dos 18 campeões do Amazonense. A última conquista, porém, foi obtida em 1971.

A 1ª rodada ainda terá o embate entre Princesa do Solimões e Nacional Borbense. Como o Estadual 2016 terá apenas sete clubes, um sempre folgará nas rodadas. O primeiro a descansar será o São Raimundo que fará seu primeiro duelo apenas em 27 de agosto contra o Fast Clube pela 2ª rodada do Campeonato Amazonense que deverá ser encerrado em 29 de outubro na Arena da Amazônia, em Manaus.

 Principal palco do estado, Arena da Amazônia deverá receber a final do Amazonense 2016!Andrade GutierrezPrincipal palco do estado, Arena da Amazônia deverá receber a final do Amazonense 2016!
Regulamento:
Os sete clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados se classificarão para as semifinais. Já o último colocado será rebaixado à Série B.

A semi será disputada em jogo único. Em caso de empate no tempo normal e na prorrogação, o dono da melhor campanha na Primeira Fase avançará. A final também será disputada em jogo único. Em caso de empate haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis.

O campeão terá vagas na Série D do Brasileirão, na Copa do Brasil e na Copa Verde. O vice-campeão ficará com vagas na Série D e na Copa do Brasil. Já o 3º colocado ficará com uma vaga na Copa Verde.