Amazonas - O Campeonato Amazonense será o último Estadual que colocará a bola para rolar. Sim! Ainda tem Estadual que não começou na temporada. A 100ª edição do Amazonense, considerando a fase amadora e profissional, terá início apenas em 20 de agosto com ampla cobertura do Sr. Goool. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos, por sinal, já estão disponíveis aos torcedores internautas.
Como se não bastasse a demora para o começo da competição, o Estadual do Amazonas ainda contará com clube rebaixado. O Rio Negro amargou o descenso na temporada passada, mas neste ano foi um dos sete clubes que se inscreveram para disputar o torneio. O Rio Negro, com 17 conquistas, é o segundo maior vencedor do Amazonense.O recordista é o Nacional que já acumula 43 conquistas. O Naça, aliás, é o atual bicampeão estadual. Estes dois clubes, por sinal, se enfrentarão na 1ª rodada. O duelo de abertura, contudo, será entre Fast Clube e Manaus. O Fast é um dos 18 campeões do Amazonense. A última conquista, porém, foi obtida em 1971.
A 1ª rodada ainda terá o embate entre Princesa do Solimões e Nacional Borbense. Como o Estadual 2016 terá apenas sete clubes, um sempre folgará nas rodadas. O primeiro a descansar será o São Raimundo que fará seu primeiro duelo apenas em 27 de agosto contra o Fast Clube pela 2ª rodada do Campeonato Amazonense que deverá ser encerrado em 29 de outubro na Arena da Amazônia, em Manaus.
A semi será disputada em jogo único. Em caso de empate no tempo normal e na prorrogação, o dono da melhor campanha na Primeira Fase avançará. A final também será disputada em jogo único. Em caso de empate haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis.
O campeão terá vagas na Série D do Brasileirão, na Copa do Brasil e na Copa Verde. O vice-campeão ficará com vagas na Série D e na Copa do Brasil. Já o 3º colocado ficará com uma vaga na Copa Verde.