Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores Masculino
Em 14 de julho de 2016 às 00:00

São Paulo é eliminado na Libertadores e Brasil volta ao patamar do final da década de 80

Brasileiros, pela terceira vez seguida, ficam fora da decisão do torneio mais importante da América do Sul

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Brasil está fora da final da Libertadores pelo terceiro ano consecutivo. Na noite desta quarta-feira, o São Paulo voltou a perder para o Atlético Nacional (2 a 1), desta vez na Colômbia, e foi eliminado nas semifinais do torneio mais importante da América do Sul. Segundo levantamento do Sr. Goool, os brasileiros não ficavam fora da decisão por três temporadas seguidas desde o final da década de 80.

 São Paulo foi eliminado pelo Atlético Nacional e Brasil voltou a ficar sem finalista na Libertadores!CONMEBOL / DivulgaçãoSão Paulo foi eliminado pelo Atlético Nacional e Brasil voltou a ficar sem finalista na Libertadores!
Naquela oportunidade, aliás, foram sete edições sem o Brasil lutar diretamente pelo título no torneio sul-americano. O vice-campeonato do Grêmio em 1984 abriu a seca verde e amarela que só foi encerrada com a presença e o título do São Paulo em 1992. Neste período, argentinos, colombianos, uruguaios, paraguaios, equatorianos e chilenos estiveram nas decisões da Libertadores.

Os brasileiros ainda passaram por outros dois períodos de seca em finais da Libertadores. Entre o vice do Palmeiras em 1968 e o vice do São Paulo em 1974 foram cinco edições sem o país na decisão. E ainda teve quatro temporadas sem clube brasileiro na briga pelo título entre a volta olímpica do Santos em 1963 e o vice do Palmeiras em 1968.

Até sem título!
Para piorar, o Brasil não ficava sem título da Libertadores em três edições seguidas desde a sequência de 2007 (Boca Juniors), 2008 (LDU) e 2009 (Estudiantes). E estes dois pontos negativos dos brasileiros vêm logo depois de um tetra nacional com títulos de Internacional (2010), Santos (2011), Corinthians (2012) e Atlético Mineiro (2013), sendo que Timão e Galo comemoraram pela primeira vez na história. E mais. O Corinthians foi campeão invicto.

Agora, o Atlético Nacional - campeão em 1989 - espera por Independiente, do Equador, ou Boca Juniors. Nas últimas duas edições do torneio, o San Lorenzo foi campeão em cima do Nacional, do Paraguai, em 2014, e o River Plate superou o mexicano Tigres na temporada passada.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.