São Paulo - O Brasil está fora da final da Libertadores pelo terceiro ano consecutivo. Na noite desta quarta-feira, o São Paulo voltou a perder para o Atlético Nacional (2 a 1), desta vez na Colômbia, e foi eliminado nas semifinais do torneio mais importante da América do Sul. Segundo levantamento do Sr. Goool, os brasileiros não ficavam fora da decisão por três temporadas seguidas desde o final da década de 80.
Até sem título!
Para piorar, o Brasil não ficava sem título da Libertadores em três edições seguidas desde a sequência de 2007 (Boca Juniors), 2008 (LDU) e 2009 (Estudiantes). E estes dois pontos negativos dos brasileiros vêm logo depois de um tetra nacional com títulos de Internacional (2010), Santos (2011), Corinthians (2012) e Atlético Mineiro (2013), sendo que Timão e Galo comemoraram pela primeira vez na história. E mais. O Corinthians foi campeão invicto.
Agora, o Atlético Nacional - campeão em 1989 - espera por Independiente, do Equador, ou Boca Juniors. Nas últimas duas edições do torneio, o San Lorenzo foi campeão em cima do Nacional, do Paraguai, em 2014, e o River Plate superou o mexicano Tigres na temporada passada.
Campeões!
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.