Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 17 de julho de 2016 às 00:45

Real Garcilaso será um dos quatro novatos na Copa Sul-americana 2016

Clube peruano já esteve na Libertadores e também tem um caso de racismo entre seus torcedores

da Redação -

São Paulo - O Real Garcilaso com apenas sete anos de história - foi fundado em 16 de julho de 2009 - fará sua estreia na Copa Sul-americana. O represente peruano, contudo, não é novato em torneios sul-americanos. La Máquina Celeste já tem uma participação na Libertadores. O Sr. Goool, a partir deste domingo, trará as curiosidades dos quatro clubes, sem contar os brasileiros, que irão debutar na edição 2016 da Copa Sul-americana.

 Real Garcilaso, depois da Libertadores, chegou a vez de estrear na Copa Sul-americana!Real Garcilaso / Site OficialReal Garcilaso, depois da Libertadores, chegou a vez de estrear na Copa Sul-americana!
Em 2013, a Asociación Civil Real Atlético Garcilaso foi uma das surpresas no torneio mais importante da América do Sul. Vice-líder no grupo que tinha Santa Fe, Tolima e Cerro Porteño, o Real Garcilaso eliminou o uruguaio Nacional nos pênaltis durante as oitavas de final e só caiu nas quartas de final ante o Santa Fe.

Tudo isso sem ter um título nacional. O clube de Cuzco ostenta a conquista da Copa Peru, em 2011, que garantiu o acesso à elite nacional e o vice-campeonato do Torneio Descentralizado, em 2012, o suficiente para colocá-lo na Libertadores.

Mas o Real Garcilaso também tem seus problemas. A começar pela falta de site oficial. O clube peruano, de forma precária, tem se comunicado com os torcedores internautas apenas através das redes sociais. Outro episódio bem mais negativo na recente história do Real Garcilaso aconteceu em 2014.

Há dois anos, parte da torcida do clube peruano imitou macaco a cada toque na bola do volante Tinga, então no Cruzeiro. Apesar da gravidade do ato, os insultos racistas renderam apenas multa ao clube de US$ 12 mil.

A caminhada do Real Garcilaso na Copa Sul-americana será contra o equatoriano Aucas. O vencedor deste confronto pegará Palestino-CHI ou Libertad-PAR.

Campeões!
A Copa Sul-americana surgiu, em 2002, em substituição a Copa Mercosul. Os brasileiros só entraram na disputa em 2003. Com dois títulos (2004 e 2005), o Boca Juniors-ARG é o maior vencedor do torneio. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Independiente-ARG (2010), Universidade de Chile-CHI (2011), São Paulo (2012), Lanús-ARG (2013), River Plate-ARG (2014) e Santa Fe-COL (2015) têm uma conquista cada.

Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com sete conquistas. O Brasil soma dois títulos, contra um de Chile, Equador, México, Peru e Colômbia. O vencedor tem o direito de disputar a Recopa Sul-americana contra o campeão da Libertadores.

Regulamento:
A disputa dos clubes pelo título da Copa Sul-americana e, consequentemente, vagas na Recopa - contra o campeão da Libertadores -, Copa Suruga - contra o campeão da Liga Japonesa - e Libertadores, começa com 32 clubes em sistema de mata-mata.

Os 16 classificados se enfrentarão, em jogos de ida e volta, para a definição dos oito classificados às oitavas de final. Enquanto isso, oito clubes brasileiros se enfrentam para definir quatro vagas. O mesmo acontece com seis clubes argentinos na briga por três vagas. O último garantido nas oitavas de final é o Santa Fe - campeão da Sul-americana em 2015.

Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis.