Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 20 de julho de 2016 às 01:41

Três clubes que passaram de fase ficaram fora do Top 32 na classificação geral da Série D

Náutico, Fluminense de Feira e Espírito Santo perderiam as vagas para Potiguar, Sousa e São Paulo

da Redação -

São Paulo - Se fosse levada em conta a classificação geral da Série D do Campeonato Brasileiro, os classificados Náutico, Fluminense de Feira e Espírito Santo estariam eliminados. Os três perderiam as vagas para Potiguar, Sousa e São Paulo. Este trio ficou dentro do Top 32 na classificação geral.

O Potiguar, entre os citados, foi o melhor colocado na 24ª posição. Os dez pontos conquistados, porém, o deixaram só no 3º lugar do Grupo A8, atrás dos classificados Uniclinic (12) e Itabaiana (11). O paraibano Sousa ficou em situação parecida. No 26º lugar no geral, o Sousa terminou em 3º no Grupo A7, abaixo de Globo (11) e América (10). Já o São Paulo foi o 30º colocado. A eliminação ocorreu no Grupo A16. Enquanto os gaúchos anotaram nove pontos, Inter de Lages e Linense fizeram dez cada.

 Espírito Santo, entre todos os 32 classificados, teve a pior campanha da Primeira Fase na Série D!João Brito / Espírito SantoEspírito Santo, entre todos os 32 classificados, teve a pior campanha da Primeira Fase na Série D!
Potiguar e Sousa, aliás, fizeram mais pontos do que o Náutico, 33º colocado no geral. O clube roraimense, contudo, foi vice-líder no Grupo A3 com nove pontos e carimbou o passaporte. O Fluminense de Feira também avançou com nove pontos e a vice-liderança no Grupo A9. O clube baiano, no geral, aparece na 34ª posição. Já o Espírito Santo teve ainda mais sorte. O clube capixaba se classificou mesmo tendo feito só oito pontos no Grupo A13. Não por acaso, no geral, o Espírito Santo foi o 36º colocado.

Além do pior classificado, Caxias (9), Parnahyba (9), Brusque (9), Náutico (9) e Fluminense de Feira (9) também alcançaram a Segunda Fase com menos de dez pontos. Do outro lado, destaque para o líder Altos que avançou com 16 dos 18 pontos possíveis. Foram cinco vitórias e só um empate, além de 22 gols a favor e cinco contra. Aproveitamento de 88,9%.

O Ceilândia foi o outro clube que superou a marca de 80% na Primeira Fase. O clube candango fez 15 pontos (83,3%). Dos classificados, além do Altos, Volta Redonda (14), Atlético Acreano (14) e Uniclinic (12) também seguem invictos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já confirmou as datas, horários e locais dos confrontos da Segunda Fase que começa neste sábado.

Curiosidades!
Encerrada a fase inicial, a última divisão nacional perdeu apenas clubes do Amapá, Rondônia e Mato Grosso - todos com dois clubes. Entre os estados que seguem na briga pelo acesso, São Paulo tem o maior número de representantes, três. Enquanto isso, Piauí, Pará, Goiás, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais acumulam dois clubes cada na Segunda Fase.

Já Acre, Tocantins, Ceará, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Paraná, Roraima, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Espírito Santo, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul têm um clube cada.

Entre os 32 clubes classificados, quatro são campeões estaduais: Atlético Acreano, Sete de Setembro, Moto Club e Campinense. Em relação aos clubes rebaixados na Série C do ano passado, só Águia e Caxias continuam em busca do acesso. Icasa, lanterna no Grupo A5, e Madureira, último colocado no Grupo A15, foram eliminados e não têm mais chance de fazer o bate e volta.

Na Primeira Fase, os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados, avançaram de fase. Em seis oportunidades haverá reedição de confrontos da fase inicial. Só os Grupos A1 e A14 só classificaram o 1º colocado.

Confira os confrontos da próxima fase da Série D do Brasileirão:

Atlético Acreano-AC x Náutico-RR

Princesa do Solimões-AM x Palmas-TO

Altos-PI x América-PE

CSA-AL x Parnahyba-PI

Ceilândia-DF x Aparecidense-GO

Sete de Setembro-MS x Fluminense-BA

São Bento-SP x Brusque-SC

JMalucelli-PR x Espírito Santo-ES

São Raimundo-PA x Juazeirense-BA

Águia-PA x Moto Club-MA

Globo-RN x Campinense-PB

Uniclinic-CE x Itabaiana-SE

Volta Redonda-RJ x URT-MG

Caldense-MG x Anápolis-GO

Inter de Lages-SC x Caxias-RS

Ituano-SP x Linense-SP