Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 21 de julho de 2016 às 17:00

Águia, Caxias, Campinense e São Raimundo já estiveram na Série C desde a criação da Série D

Águia e Caxias, aliás, foram rebaixados do terceiro escalão nacional na temporada passada

da Redação -

Pará - Águia, Caxias, Campinense e São Raimundo se garantiram na Segunda Fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Entre os 32 classificados, apenas o quarteto já esteve na Série C desde 2009, quando o Brasileirão passou a contar com quatro divisões. Águia e Caxias, aliás, foram rebaixados na temporada passada.

 Dono da pior campanha entre os líderes, Campinense tenta voltar à Série C após cinco anos!Junot Lacet / CampinenseDono da pior campanha entre os líderes, Campinense tenta voltar à Série C após cinco anos!
Líder no Grupo A4 com 11 pontos e tendo a 19ª melhor campanha da Primeira Fase, o clube paraense voltará a enfrentar o Moto Club, justamente o rival do seu grupo que ficou na vice-liderança. A decisão será em Marabá. Já o Caxias irá desafiar o Inter de Lages. Com apenas nove pontos, o clube grená foi o 2º colocado no Grupo A17 e o 29º no geral.

O Campinense, por sua vez, conseguiu a 25ª melhor campanha na fase inicial. Líder do Grupo A9 com dez pontos, a Raposa pegará o Globo. Por ter tido a pior campanha entre os líderes, o Campinense jogará a primeira em casa. O clube paraibano não disputa a Série C desde 2011.

Enquanto isso, o São Raimundo tem história na Série D. O representante do Pará foi o primeiro campeão da divisão, em 2009. O Pantera está fora da Série C desde 2010. Líder do Grupo A3 com 13 pontos, o São Raimundo obteve a quinta melhor campanha no geral e, agora, enfrentará o Juazeirense na Segunda Fase.

Curiosidades!
Encerrada a fase inicial, a última divisão nacional perdeu apenas clubes do Amapá, Rondônia e Mato Grosso - todos com dois clubes. Entre os estados que seguem na briga pelo acesso, São Paulo tem o maior número de representantes, três. Enquanto isso, Piauí, Pará, Goiás, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais acumulam dois clubes cada na Segunda Fase.

Já Acre, Tocantins, Ceará, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Paraná, Roraima, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Espírito Santo, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul têm um clube cada.

Entre os 32 clubes classificados, quatro são campeões estaduais: Atlético Acreano, Sete de Setembro, Moto Club e Campinense. Em relação aos clubes rebaixados na Série C do ano passado, só Águia e Caxias continuam em busca do acesso. Icasa, lanterna no Grupo A5, e Madureira, último colocado no Grupo A15, foram eliminados e não têm mais chance de fazer o bate e volta.

Na Primeira Fase, os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados, avançaram de fase. Em seis oportunidades haverá reedição de confrontos da fase inicial. Só os Grupos A1 e A14 só classificaram o 1º colocado.

Confira os confrontos da próxima fase da Série D do Brasileirão:

Atlético Acreano-AC x Náutico-RR

Princesa do Solimões-AM x Palmas-TO

Altos-PI x América-PE

CSA-AL x Parnahyba-PI

Ceilândia-DF x Aparecidense-GO

Sete de Setembro-MS x Fluminense-BA

São Bento-SP x Brusque-SC

JMalucelli-PR x Espírito Santo-ES

São Raimundo-PA x Juazeirense-BA

Águia-PA x Moto Club-MA

Globo-RN x Campinense-PB

Uniclinic-CE x Itabaiana-SE

Volta Redonda-RJ x URT-MG

Caldense-MG x Anápolis-GO

Inter de Lages-SC x Caxias-RS

Ituano-SP x Linense-SP