São Paulo - Assim como 1989, o caldeirão do Atanasio Girardot, em Medellín, voltou a ferver na noite desta quarta-feira com o título do Atlético Nacional na Libertadores. Os colombianos encerraram jejum de 27 anos ao vencer, por 1 a 0 - gol de Borja -, o Independiente diante da torcida após empate, por 1 a 1, no Equador. Além da própria seca de títulos, o Atlético Nacional também garantiu uma volta olímpica para a Colômbia depois de 12 anos. O Once Caldas, em 2004, havia sido o último campeão do país.
A campanha do campeão Atlético Nacional teve aproveitamento de 78,6%. São dez vitórias (seis em casa e quatro fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e apenas uma derrota longe da torcida, além de 25 gols a favor e seis contra.
Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Grêmio e, agora, Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.