São Paulo - O estado de São Paulo terá cinco dos 16 clubes das oitavas de final na Copa do Brasil. Todos os representantes paulistas na Série A do Campeonato Brasileiro seguem na busca pelo título do segundo torneio nacional mais importante do país. Se Ponte Preta e Santos estão na Copa do Brasil desde o início, Corinthians, Palmeiras e São Paulo entraram diretamente na fase atual por terem disputado a Libertadores.
O quinteto repete a mesma representatividade do ano passado. A única mudança foi a presença do Ituano no lugar da Macaca. Antes, em 2014, foram quatro paulistas (Bragantino, Corinthians, Palmeiras e Santos). Já em 2013, no primeiro ano com o atual formato do torneio, o estado de São Paulo contou apenas com Corinthians, Palmeiras e Santos.
Já entre os gaúchos, a novidade é o Juventude, campeão da Copa do Brasil em 1999. O clube de Caxias do Sul se junta a Grêmio e Internacional. Os mineiros mantiveram os tradicionais Atlético e Cruzeiro. Enquanto isso, o Atlético Paranaense representará o Paraná. Entre as novidades estão o paraibano Botafogo e o cearense Fortaleza.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteará, na próxima terça-feira, os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil.
Campeões!
Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo, Corinthians e o atual campeão Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.
Confira os clubes das oitavas de final da Copa do Brasil separados por estados:
São Paulo (5)
Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo
Rio de Janeiro (3)
Botafogo, Fluminense e Vasco
Rio Grande do Sul (3)
Grêmio, Internacional e Juventude
Minas Gerais (2)
Atlético Mineiro e Cruzeiro
Paraná (1)
Atlético Paranaense
Paraíba (1)
Botafogo
Ceará (1)
Fortaleza