Piauí - O Altos, até o início da Série D do Campeonato Brasileiro, era praticamente um desconhecido no futebol nacional. Mas o clube piauiense mostrou seu cartão de visitas com campanha impecável na Primeira Fase. Não satisfeito, o representante nordestino manteve a alta performance no mata-mata e, hoje, é o dono do melhor aproveitamento entre os 128 clubes das Séries A, B, C e D do Brasileirão.
A campanha do Altos na última divisão nacional beira a perfeição. Em oito jogos, o Altos ostenta aproveitamento incrível de 91,7%. São sete vitórias (quatro em casa e três fora) e apenas um empate como visitante, além de 26 gols a favor (melhor ataque) e seis contra. Antes de se livrar do pernambucano América na Segunda Fase, os piauienses já haviam passado pelo baiano Juazeirense, pelo Maranhão e pelo cearense Icasa na fase de grupos.
Perto, mas não muito!
Até mesmo na temporada, o Altos ostenta desempenho bastante animador. O aproveitamento dos jogos do Piauiense e da Série D é de 71,4%. Ao todo, o clube do interior obteve 17 vitórias (dez em casa e sete fora), nove empates (quatro como mandante e cinco como visitante) e duas derrotas longe da torcida, além de 61 tentos a favor e 23 contra.
Para quem não sabe, o Altos foi fundado há três anos, mas profissionalizado apenas em 2015. Apelidado de Jacaré por causa do seu mascote, o clube da cidade de Altos - distante 38 km da capital Teresina - disputou pela primeira vez a 2ª divisão do Campeonato Piauiense em 2015, quando conquistou o acesso e ainda foi campeão. Na atual temporada, debutando na elite estadual, o Altos foi campeão da Taça Cidade de Teresina, equivalente ao 2º turno do Piauiense.
Após se livrar do América, o Altos enfrentará o alagoano CSA nas oitavas de final da Série D. O duelo de ida será apenas no domingo, 14 de agosto, às 16 horas, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Por ter a melhor campanha da divisão, o Altos decidirá em casa, em 21 de agosto.