Portal Eventos
Supercopa da UEFA
Em 08 de agosto de 2016 às 10:39

Supercopa da UEFA seguirá na Espanha; Madrid e Sevilla querem o título por motivos diferentes

Merengues pretendem encostar nos recordistas, enquanto Sevilla quer encerrar a sina dos vices

da Redação -

São Paulo - Real Madrid e Sevilla, atuais campeões da UEFA Champions League e UEFA Europa League, respectivamente, decidirão o título da Supercopa da UEFA nesta terça-feira, às 15h45 (horário de Brasília), no Estádio Lerkendal, em Trondheim, na Noruega. O torneio seguirá nas mãos da Espanha - pela terceira vez seguida -, mas os finalistas querem o título por motivos diferentes.

O time de Cristiano Ronaldo e cia., por exemplo, não só quer encostar nos recordistas, como ainda pretende manter a superioridade dos campeões da UCL nas últimas temporadas. Hoje, o Real Madrid acumula dois títulos e dois vices. Barcelona e Milan são os clubes que mais venceram o torneio como cinco voltas olímpicas cada.

 Real Madrid tentará repetir a temporada de 2014 para voltar a ganhar a Supercopa da UEFA!Victor Carretero / Real MadridReal Madrid tentará repetir a temporada de 2014 para voltar a ganhar a Supercopa da UEFA!
O Real Madrid se escora no retrospecto recente da Supercopa da UEFA. Nas últimas três temporadas, os campeões da UEFA Champions League venceram os rivais da UEL. Os próprios merengues se deram bem contra o Sevilla em 2014. O Atlético de Madrid, em 2012, foi o último campeão da UEFA Europa League a ficar com a Supercopa da UEFA ao bater o Chelsea.

O Sevilla, por sua vez, tenta acabar com a sina de vices. Atual tricampeão da UEFA Europa League, o Sevilla perdeu as duas últimas finais da Supercopa da UEFA. O clube espanhol tem apenas um título do torneio, ganho em 2006 contra o Barcelona. Em compensação, já são três vices (2007, 2014 e 2015).

Compartilhar!
A Supercopa da UEFA, então chamada de Supertaça Europeia, foi criada em 1972. Antes de assumir a atual definição, o torneio ainda passou a ser chamado de Supertaça da UEFA, em 1995. Entre 1972 e 1997, o campeão do terceiro torneio mais importante da Europa era definido em duas partidas. Mas a partir de 1998, o campeão foi proclamado após um só jogo.

O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes desta decisão. A tabela e o simulador já estão disponíveis para os torcedores internautas. Para aqueles que têm site ou blog, saiba que vocês podem ter todas as ferramentas do Sr. Goool. Acesse a página do seu campeonato favorito e clique no ícone verde "compartilhar". Solicite o plugin do Sr. Goool e tenha todas as ferramentas em seu site ou blog. Saiba mais aqui!

Campeões!

Ao todo, 24 clubes já foram campeões da Supercopa da UEFA. Barcelona e Milan ostentam cinco conquistas cada. Liverpool e Ajax têm três conquistas cada. Enquanto isso, Real Madrid, Atlético de Madrid, Anderlecht, Valencia e Juventus acumulam duas voltas olímpicas cada.

Já a lista dos clubes com um título tem Porto, Bayern de Munique, Manchester United, Chelsea, Dynamo Kyiv, Nottingham Forest, Sevilla, Aston Villa, Aberdeen, Steaua Bucharest, Mechelen, Parma, Lazio, Galatasaray e Zenit.

Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista, agora, com 12 conquistas. Os italianos somam nove títulos, dois a mais do que os ingleses. Holanda e Bélgica foram três vezes campeões cada. Enquanto isso, Alemanha, Portugal, União Soviética, Rússia, Romênia, Escócia e Turquia aparecem com um título cada.

Regulamento:
Os campeões da UEFA Champions League e da UEFA Europa League se enfrentarão em partida única pelo título da Supercopa da UEFA. O torneio abre a nova temporada na Europa. Em caso de empate, a decisão será na prorrogação e, se necessário, pênaltis.