Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 12 de agosto de 2016 às 16:44

Sudeste e Nordeste são maioria no G4 e na degola das Séries A, B e C do Brasileirão

Dos 11 representantes na elite, Sudeste tem quatro clube no G4 e três na zona do descenso

da Redação -

São Paulo - Sudeste (23) e Nordeste (16) contam com 39 clubes nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. A superioridade no número de representantes no geral também se transforma em maioria no G4 e na zona de rebaixamento. O Sudeste tem o maior número de clubes no G4, são oito ao todo. Quatro destes clubes na parte alta da classificação são da Série A (Palmeiras, Atlético Mineiro, Corinthians e Flamengo).

Na elite, o Sudeste ostenta 11 representantes. Três estão na zona do descenso (Botafogo, Cruzeiro e América Mineiro). Somando as outras divisões, o Sudeste contabiliza seis clubes na degola. O Nordeste, por sua vez, mostra sua força nas Séries B e C. Ceará e CRB garantem presença no G4 do segundo escalão nacional, enquanto Fortaleza, Botafogo-PB e ASA estão na zona de classificação da Série C. Nesta divisão, são dois grupos e, por isso, o G4 se transforma em G8.

 Flamengo, na última rodada do turno, entrou no G4 e garantiu o 100% do Sudeste no Brasileirão!Flamengo / Site OficialFlamengo, na última rodada do turno, entrou no G4 e garantiu o 100% do Sudeste no Brasileirão!
Se os nordestinos têm cinco clubes no G4, contabiliza outros três na zona de rebaixamento nas divisões nacionais. Enquanto isso, o Sul é a grande decepção. Mesmo sendo a terceira força do futebol nacional com 14 clubes nas Séries A, B e C, o Sul tem apenas um clube no G4 (Juventude na Série C), enquanto o Joinville amarga a zona do medo na Série B.

O Centro-Oeste, por sua vez, é representado por cinco clubes, sendo um no G4 e dois na degola. Já o Norte conta com dois representantes. O Remo está no G4 da Série C, enquanto o Paysandu está no meio da tabela da Série B. Olhando apenas para as regiões, o Sudeste é representado por 11 clubes na Série A, quatro na Série B e oito na Série C.

O Nordeste aparece com três representantes na elite, cinco na Série B e oito na Série C. Já o Sul tem seis clubes na Série A e também na Série B, onde é recordista, e apenas dois na Série C. Com quatro clubes na Série B, o Centro-Oeste ainda soma mais um no terceiro escalão nacional. Já o Norte conta com um clube na Série B e outro na Série C.

Confira os clubes no G4 e na zona de rebaixamento das Séries A, B e C:

Série A

G4 (Palmeiras, Atlético Mineiro, Corinthians e Flamengo)
Degola (Botafogo, Cruzeiro, Santa Cruz e América Mineiro)

Série B

G4 (Vasco, Ceará, CRB e Atlético Goianiense)
Degola (Goiás, Tupi, Joinville e Sampaio Corrêa)

Série C

Zona de classificação (Fortaleza, Remo, Botafogo-PB, ASA, Guarani, Boa Esporte, Botafogo-SP e Juventude)
Degola (Cuiabá, Ríver, Portuguesa e Guaratinguetá)