Rio de Janeiro - A Seleção Brasileira de futebol enfrentará Honduras, nesta quarta-feira, às 13 horas, no Maracanã, em busca de uma vaga na final do futebol masculino das Olimpíadas. O Brasil, aliás, já enfrentou os hondurenhos em Jogos Olímpicos e se deu bem em um duelo recheado de gols. Em Londres, em 2012, os brasileiros passaram por Honduras nas quartas de final, por 3 a 2.
O último confronto dos brasileiros contra adversários da CONCACAF, contudo, foi negativo. O Brasil, que nunca foi medalha de ouro no futebol masculino, perdeu a final para o México nos Jogos de Londres, há quatro anos. Os mexicanos fizeram 2 a 1 nos brasileiros que tiveram que se contentar com a prata.
Nos Jogos do Rio de Janeiro, o Brasil tem aproveitamento de 66,7%. São duas vitórias e dois empates, além de seis gols a favor e nenhum contra (melhor defesa). Para chegar às semifinais, os brasileiros eliminaram a Colômbia. Já Honduras passou pela Coreia do Sul. A seleção da CONCACAF tem dois triunfos, um empate e uma derrota, além de seis tentos a favor e cinco contra. Aproveitamento de 58,3%.
Anfitriões!
Ouro!
Se o Brasil ainda não tem nenhuma medalha dourada (são três pratas e dois bronzes), Hungria e Grã-Bretanha somam três ouros cada. Argentina, União Soviética e Uruguai, por sua vez, acumulam dois títulos cada. A lista com um ouro cada tem Iugoslávia, Polônia, Espanha, Alemanha, Tchecoslováquia, França, Nigéria, Itália, Suécia, Bélgica, Canadá, Camarões e México.
Nos Jogos Olímpicos do Brasil, o futebol será disputado em seis cidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo. Além do Brasil, Argélia, Nigéria, África do Sul, Honduras, México, Argentina, Fiji, Dinamarca, Alemanha, Portugal, Suécia, Japão, Coreia do Sul, Iraque e Colômbia brigarão pelo ouro.
Confira o desempenho do Brasil contra rivais da CONCACAF no futebol masculino das Olimpíadas:1984 (quartas de final)
Brasil 1 (4) x (2) 1 Canadá
2012
Brasil 3 x 2 Honduras (quartas de final)
Brasil 1 x 2 México (final)