Portal Eventos
Olimpíadas Masculino
Em 19 de agosto de 2016 às 10:55

Brasil e Alemanha farão tira-teima olímpico pelo inédito ouro no futebol masculino

Rivais já se enfrentaram duas vezes no mata-mata com uma vitória para cada lado

da Redação -

Rio de Janeiro - Brasil e Alemanha disputarão a medalha de ouro no futebol masculino das Olimpíadas neste sábado, às 17h30, no Maracanã. Este embate será o tira-teima olímpico entre as seleções sul-americana e europeia. Tanto brasileiros, como alemães já venceram o rival em uma mata-mata de Jogos Olímpicos. Agora, buscam o inédito título.

 Sistema defensivo é o grande destaque do Brasil na briga pelo inédito ouro nas Olimpíadas!Lucas Figueiredo / MoWa PressSistema defensivo é o grande destaque do Brasil na briga pelo inédito ouro nas Olimpíadas!
É verdade que a Alemanha já conta com uma medalha dourada, mas o feito jamais foi alcançado após a unificação. A Alemanha Oriental foi campeã olímpica em 1976. O Brasil, por sua vez, é o único campeão do mundo que não tem um ouro olímpico. Os brasileiros bateram na trave em três oportunidades.

Brasil e Alemanha estiveram frente a frente em um mata-mata olímpica pela primeira vez em 1952. Na oportunidade, a Alemanha Ocidental superou os brasileiros na prorrogação, por 2 a 0, após empate no tempo normal por 2 a 2. O jogo foi válido pelas quartas de final. O troco verde e amarelo ocorreu nos Jogos de 1988. Pelas semifinais, os rivais empataram, por 1 a 1, e o Brasil levou a melhor nos pênaltis (3 a 2).

Houve ainda outros dois embates entre brasileiros e alemães pelas Olimpíadas, ambos na Primeira Fase. Em 1976, Brasil e Alemanha Oriental empataram sem gols. Nos Jogos de 1984, o Brasil superou a Alemanha Ocidental, por 1 a 0. Agora, os rivais lutam pelo ouro com suas armas. Enquanto a Alemanha aposta no ataque, o Brasil opta pela defesa.

A Seleção Alemã está invicta com três vitórias e dois empates. Ao todo, os alemães balançaram as redes rivais em 21 oportunidades, sendo que no confronto contra Fiji, o placar foi de 10 a 0. A Alemanha ainda levou cinco gols. Já o Brasil não sofreu nenhum gol e marcou 12, sendo seis na goleada sobre Honduras. Os brasileiros também têm aproveitamento de 73,3% com três triunfos e dois empates.

Vítima x Algoz!
Mais cedo, às 13 horas, Honduras e Nigéria brigarão no Mineirão pelo bronze olímpico. O confronto colocará frente a frente vítima e algoz do Brasil na história das Olimpíadas. A Seleção de Honduras, goleada, por 6 a 0, nos Jogos do Rio de Janeiro, já havia sido vítima dos brasucas nas Olimpíadas de 2012, em Londres. Na oportunidade, o Brasil fez 3 a 2 nas quartas de final.

A Nigéria, por outro lado, não traz boas lembranças aos brasileiros. Em 1996, nos Jogos de Atlanta, os nigerianos eliminaram a Seleção Brasileira na semifinal. Após empate, por 3 a 3, no tempo normal, a Nigéria venceu com o gol de ouro na prorrogação. Aquele time do Brasil tinha Roberto Carlos, Bebeto, Ronaldo Fenômeno e cia. Os nigerianos ainda seriam ouro nas olimpíadas de 1996.

Anfitriões!
Desde os Jogos de Barcelona, o país anfitrião não consegue o título no futebol masculino, segundo levantamento do Sr. Goool. Além da Fúria, apenas a Bélgica, em 1920, na Antuérpia, e a Grã-Bretanha, em 1908, foram ouro em casa. Além deste trio, os anfitriões França (1900) e EUA (1904) chegaram próximos da conquista, mas tiveram que se contentar com a prata.

Dos oito campeões da Copa do Mundo, aliás, o Brasil é o único sem a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Nos atuais Jogos do Rio de Janeiro, além do Brasil, só Alemanha e Argentina já foram campeãs mundiais.

Ouro!
Se o Brasil ainda não tem nenhuma medalha dourada (são três pratas e dois bronzes), Hungria e Grã-Bretanha somam três ouros cada. Argentina, União Soviética e Uruguai, por sua vez, acumulam dois títulos cada. A lista com um ouro cada tem Iugoslávia, Polônia, Espanha, Alemanha, Tchecoslováquia, França, Nigéria, Itália, Suécia, Bélgica, Canadá, Camarões e México.

Nos Jogos Olímpicos do Brasil, o futebol será disputado em seis cidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo. Além do Brasil, Argélia, Nigéria, África do Sul, Honduras, México, Argentina, Fiji, Dinamarca, Alemanha, Portugal, Suécia, Japão, Coreia do Sul, Iraque e Colômbia brigarão pelo ouro.

Confira os confrontos entre Brasil e Alemanha no futebol masculino das Olimpíadas:

1952 (quartas de final)
Alemanha Ocidental 2 (2) x (0) 2 Brasil

1976 (primeira fase)
Brasil 0 x 0 Alemanha Oriental

1984 (primeira fase)
Alemanha Ocidental 0 x 1 Brasil

1988 (semifinal)
Alemanha Ocidental 1 (2) x (3) 1 Brasil