Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 19 de agosto de 2016 às 00:43

Chile, Equador e Uruguai são "dizimados" e ficam com apenas um clube na Copa Sul-americana

Nesta fase, a América do Sul será toda representada com a entrada dos clubes da Argentina e do Brasil

da Redação -

São Paulo - Chile, Equador e Uruguai, por muito pouco, não desapareceram logo no primeiro obstáculo da Copa Sul-americana. Os três países entraram com quatro representantes, mas chegaram à Segunda Fase com apenas um clube cada. Nesta fase, a América do Sul será toda representada com a entrada dos clubes da Argentina e do Brasil. (Confira ao final da matéria todos os 15 confrontos da Segunda Fase!)

 Emelec salvou a pele do Equador e segue na briga pelo título da Copa Sul-americana!Emelec / Site OficialEmelec salvou a pele do Equador e segue na briga pelo título da Copa Sul-americana!
O Palestino irá representar o Chile na Segunda Fase. O clube enfrentará o peruano Real Garcilaso. O Peru ainda tem o Sport Huancayo que vai duelar contra o paraguaio Sol de América. O Paraguai é um dos países que perdeu apenas um representante na Primeira Fase. Sportivo Luqueño e Cerro Porteño também seguem defendendo a bandeira paraguaia.

Enquanto isso, o solitário representante uruguaio será o Montevideo Wanderers que terá pela frente o venezuelano Zamora. A Venezuela, aliás, ainda conta com o La Guaira, adversário do Emelec, único clube sobrevivente do Equador. A grande surpresa nesta fase é a Bolívia com três representantes.

Apenas o Jorge Wilstermann foi eliminado. Blooming, Real Potosí e Bolívar seguem firmes e fortes. O Bolívar, contudo, terá uma pedreira pela frente. Os bolivianos vão encarar, simplesmente, o campeão da Libertadores. O Atlético Nacional é um dos três clubes vivos da Colômbia. Junior e Independiente Medellín completam a festa. Argentina, com seis clubes, e Brasil, com oito, vão debutar na Segunda Fase.

Campeões!
A Copa Sul-americana surgiu, em 2002, em substituição a Copa Mercosul. Os brasileiros só entraram na disputa em 2003. Com dois títulos (2004 e 2005), o Boca Juniors-ARG é o maior vencedor do torneio. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Independiente-ARG (2010), Universidade de Chile-CHI (2011), São Paulo (2012), Lanús-ARG (2013), River Plate-ARG (2014) e Santa Fe-COL (2015) têm uma conquista cada.

Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com sete conquistas. O Brasil soma dois títulos, contra um de Chile, Equador, México, Peru e Colômbia. O vencedor tem o direito de disputar a Recopa Sul-americana contra o campeão da Libertadores.

Regulamento:
Os 16 classificados se enfrentarão, em jogos de ida e volta, para a definição dos oito classificados às oitavas de final. Enquanto isso, oito clubes brasileiros se enfrentam para definir quatro vagas. O mesmo acontece com seis clubes argentinos na briga por três vagas. O último garantido nas oitavas de final é o Santa Fe - campeão da Sul-americana em 2015.

Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis.

Confira os confrontos da Segunda Fase da Copa Sul-americana:

*clubes à direita decidirão em casa

Independiente Medellín-COL x Sportivo Luqueño-PAR

La Guaira-VEN x Emelec-EQU

Blooming-BOL x Junior-COL

Bolívar-BOL x Atlético Nacional-COL

Zamora-VEN x Montevideo Wanderers-URU

Cerro Porteño-PAR x Real Potosí-BOL

Real Garcilaso-PER x Palestino-CHI

Sol de América-PAR x Sport Huancayo-PER

Banfield-ARG x San Lorenzo-ARG

Estudiantes-ARG x Belgrano-ARG

Lanús-ARG x Independiente-ARG

Santa Cruz x Sport

Figueirense x Flamengo

Cuiabá x Chapecoense

Vitória x Coritiba