Rio de Janeiro - O futebol feminino se despediu das Olimpíadas com o ouro da Seleção Alemã. A Suécia ficou com a prata, enquanto o Canadá - algoz do Brasil - garantiu o bronze. Nas arquibancadas, sucesso de público. Não por acaso, a categoria foi encerrada com média de 24.464 pagantes e total de 636.065 torcedores, segundo levantamento do Sr. Goool.
A marca olímpica é completamente superior a média do Campeonato Brasileiro da Série A. O principal torneio do país, ainda sem contar os jogos da 21ª rodada, apresenta média modesta de 14.493 apaixonados. O futebol feminino ainda alcançou públicos de cair o queixo nos Jogos do Rio de Janeiro.O Brasil, por exemplo, foi eliminado pela Suécia diante de inacreditáveis 70.454 pagantes no Maracanã. O Mineirão, por sua vez, recebeu 52.660 espectadores na vitória brasileira ante a Austrália pelas quartas de final. Já a final entre Alemanha e Suécia no Maraca conseguiu o terceiro melhor público da competição (52.432).
Seleta lista!
A Alemanha, com esta medalha de ouro, iguala os feitos de EUA e Noruega. Agora, só estas três seleções têm título mundial e olímpico na categoria. As alemãs são bicampeãs da Copa do Mundo (2003 e 2007). Nos Jogos Olímpicos, até a medalha de ouro no Rio de Janeiro, a Alemanha tinha apenas três bronzes (2000, 2004 e 2008). Em Atenas, por sinal, as alemãs levaram o bronze em cima das próprias suecas.
Na história do futebol feminino olímpico, os EUA somam quatro medalhas de ouro e uma prata. Pela primeira vez, a Seleção Norte-americana ficou fora da final e sem medalha nas Olimpíadas. Além dos EUA e, agora, da Alemanha, apenas a Noruega ostenta ouro. São duas medalhas ao todo, sendo uma dourada e outra de bronze. O Brasil acumula duas pratas, uma a mais do que China e Japão. Enquanto isso, o Canadá tem duas medalhas de bronze.