Rio de Janeiro - Os meninos finalmente cresceram. As desprezadas prata e bronze, enfim, se transformaram em ouro. O Brasil, maior campeão da Copa do Mundo com cinco conquistas, finalmente alcançou o sonhado título olímpico no futebol masculino. Neste sábado, os brasileiros superaram a Alemanha no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e, enfim, puderam gritar "é campeão" nas Olimpíadas. O título, porém, não foi nada fácil. Os rivais empataram, por 1 a 1, no tempo normal - Neymar (falta), aos 27 minutos do 1º tempo, e Meyer, aos 14 minutos do 2º tempo, e, por 0 a 0 na prorrogação. Nos pênaltis, a vitória verde e amarela foi por 5 a 4. A Seleção Brasileira era a única campeã mundial sem ouro olímpico.
Sob os olhares de Micale e após o papo, conversa, resenha, cobrança ou conselho - como preferir - de Tite, o ataque voltou a funcionar e o Brasil goleou, por 4 a 0, a Dinamarca. O resultado garantiu a classificação e a liderança dos brasileiros, o que amenizou a situação verde e amarela. Colômbia (2 a 0) e Honduras (6 a 0) ficaram para trás no mata-mata e o distante ouro passou a ser cada vez mais realidade.
O Brasil foi campeão invicto nos Jogos do Rio de Janeiro. A Seleção Brasileira obteve três vitórias e três empates, além de 13 gols a favor e só um contra.
Bronzeados!
Esta foi a primeira medalha de bronze da Nigéria que ainda ostenta o ouro ganho em cima do Brasil em 1996 e prata obtida em 2008 na derrota para a Argentina. Honduras, por sua vez, segue sem medalhas nos Jogos Olímpicos. Mesmo assim, os hondurenhos realizaram, no Rio de Janeiro, sua melhor campanha na história dos Jogos Olímpicos.
Tira-teima!
Anfitriões!
Desde os Jogos de Barcelona, o país anfitrião não conseguia o título no futebol masculino, segundo levantamento do Sr. Goool. Além da Espanha e, agora, do Brasil, apenas a Bélgica, em 1920, na Antuérpia, e a Grã-Bretanha, em 1908, foram ouro em casa. Os anfitriões França (1900) e EUA (1904) chegaram próximos da conquista, mas tiveram que se contentar com a prata.
Ouro!
O ouro do Brasil junta-se a três pratas e dois bronzes. Enquanto isso, Hungria e Grã-Bretanha somam três ouros cada. Argentina, União Soviética e Uruguai, por sua vez, acumulam dois títulos cada. A lista com um ouro cada tem Iugoslávia, Polônia, Espanha, Alemanha, Tchecoslováquia, França, Nigéria, Itália, Suécia, Bélgica, Canadá, Camarões e México.