Rio de Janeiro - O futebol masculino nas Olimpíadas do Rio de Janeiro foi encerrado em grande estilo, não só por causa do inédito ouro da Seleção Brasileira, mas também por causa da boa média de público e da alta marca de gols. Segundo levantamento do Sr. Goool, a categoria terminou com média de 31.513 pagantes. O público total, em 32 jogos, chegou a 1.008.426 torcedores.
A média de público do futebol masculino supera a marca do feminino. A categoria nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terminou com média de 24.464 pagantes e total de 636.065 torcedores. A marca dos meninos, porém, ficou bem abaixo da Copa do Mundo. Em 2014, o Mundial do Brasil encerrou com média de 53.592 fãs e total de 3.429.883 apaixonados. Foram realizados 64 jogos.Entre os maiores públicos do futebol masculino das Olimpíadas, os três melhores são do Brasil. No duelo ante a África do Sul, os brasileiros contaram com a presença de 69.389 espectadores. Enquanto isso, o embate contra o Iraque, ainda na Primeira Fase, rendeu 65.829 pagantes. Já a final entre Seleção Brasileira e Alemanha teve público de 63.707 fãs.
Neste quesito, contudo, o futebol feminino leva vantagem sobre os homens. O maior público das meninas ocorreu no confronto entre Brasil e Suécia (70.454). No futebol masculino, apenas a disputa do bronze entre Honduras e Nigéria ficou abaixo de dez mil apaixonados (9.091).
Anfitriões!
Desde os Jogos de Barcelona, o país anfitrião não conseguia o título no futebol masculino, segundo levantamento do Sr. Goool. Além da Espanha e, agora, do Brasil, apenas a Bélgica, em 1920, na Antuérpia, e a Grã-Bretanha, em 1908, foram ouro em casa. Os anfitriões França (1900) e EUA (1904) chegaram próximos da conquista, mas tiveram que se contentar com a prata.
Ouro!
O ouro do Brasil junta-se a três pratas e dois bronzes. Enquanto isso, Hungria e Grã-Bretanha somam três ouros cada. Argentina, União Soviética e Uruguai, por sua vez, acumulam dois títulos cada. A lista com um ouro cada tem Iugoslávia, Polônia, Espanha, Alemanha, Tchecoslováquia, França, Nigéria, Itália, Suécia, Bélgica, Canadá, Camarões e México.