São Paulo - O técnico Tite terá uma difícil missão em sua estreia a frente da Seleção Brasileira. Nesta quinta-feira, às 18 horas (horário de Brasília), o Brasil vai encarar o Equador no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, pela 7ª rodada da Eliminatória Sul-americana. Para piorar, desde Carlos Alberto Parreira, em 2003, um técnico não estreia com vitória em Eliminatória de Copa do Mundo.
Nem mesmo o treinador do último título mundial do Brasil conseguiu estrear com vitória em Eliminatória. Luiz Felipe Scolari, em 1º de julho de 2001, viu a Seleção Brasileira cair ante o Uruguai, por 1 a 0, em Montevidéu, pelas Eliminatórias de 2002. Naquela oportunidade, porém, o Brasil se classificou e ainda abocanhou o penta na Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão.
Para a Copa do Mundo de 2014, o Brasil não participou da Eliminatória e, por isso, não há menção dos trabalhos de Mano Menezes e da segunda passagem de Felipão. A Seleção Brasileira, por ser a anfitriã, tinha vaga garantida no Mundial.
Na atual edição da Eliminatória, a Seleção Brasileira ocupa a 6ª colocação - fora da zona de classificação - com apenas nove pontos. Depois do Equador, o Brasil receberá a Colômbia na Arena da Amazônia, em Manaus, na terça-feira, 6 de setembro, às 21h45, pela 8ª rodada.