Rio de Janeiro - O Rio de Janeiro, enquanto vê o Botafogo brigar contra o rebaixamento na Série A, o Vasco empacar na Série B e o Macaé lutar contra o rebaixamento na Série C, comemora o inédito acesso do Volta Redonda na Série D do Campeonato Brasileiro. O Voltaço, ao vencer o Fluminense de Feira, por 2 a 1, no Raulino de Oliveira, no último sábado, se tornou o primeiro clube a atingir o objetivo na última divisão nacional em 2016. Como diz o hino oficial do clube "A meta perseguida é a conquista / De glória nacional".
São oito vitórias (quatro em casa e quatro fora) e quatro empates (dois como mandante e dois como visitante), além de 21 gols a favor e só seis contra. O aproveitamento de 77,8% é visto em jogos em casa, fora e no geral. Se este é a primeira vez que o Volta Redonda sobe na Série D, o Rio de Janeiro acumula três acessos à Série C. Macaé (2009) e Madureira (2010) já haviam pulado um degrau.
Estados e regiões!
Entre as regiões, o Sudeste igualou o Nordeste e alcançou o nono acesso em oito edições de Série D. O Sul aparece com seis acessos, enquanto o Norte conseguiu três. Já o Centro-Oeste subiu dois clubes para a Série C.
Confira os clubes que conquistaram o acesso na Série D:
2009
São Raimundo-PA, Macaé-RJ, Chapecoense-SC e Alecrim-RN
2010
Guarany-CE, Madureira-RJ, Araguaína-TO e Joinville-SC
2011
Tupi-MG, Santa Cruz-PE, Cuiabá-MT e Oeste-SP
2012
Sampaio Corrêa-MA, CRAC-GO, Baraúnas-RN e Mogi Mirim-SP
2013
Botafogo-PB, Juventude-RS, Tupi-MG e Salgueiro-PE
2014
Tombense-MG, Brasil-RS, Londrina-PR e Confiança-SE
2015
Botafogo-SP, Ríver-PI, Remo-PA e Ypiranga-RS
2016
Volta Redonda-RJ