Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 05 de setembro de 2016 às 16:04

Moto Club conquista acesso à Série C e ainda pode desempatar ranking da Série D

Hoje, Nordeste e Sudeste acumulam três títulos cada na última divisão nacional

da Redação -

Maranhão - O Moto Club se tornou o segundo clube maranhense a conquistar o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro. O Papão repete o rival Sampaio Corrêa que subiu para a Série C em 2012. O Moto Club, aliás, poderá colocará o Maranhão na liderança do quesito títulos e ainda desempatar o ranking entre as regiões do país. Hoje, Nordeste e Sudeste acumulam três títulos cada.

 Moto Club se juntou a Volta Redonda, CSA e São Bento e conquistou o acesso na Série D do Brasileirão!Manoel FaçanhaMoto Club se juntou a Volta Redonda, CSA e São Bento e conquistou o acesso na Série D do Brasileirão!
Os nordestinos vibraram com os títulos do cearense Guarany, em 2010, do maranhense Sampaio Corrêa, em 2012, e do paraibano Botafogo, em 2013. Enquanto isso, o Sudeste deu a volta olímpica com os mineiros Tupi, em 2011, e Tombense, em 2014, além do paulista Botafogo, em 2015. Até hoje só Minas Gerais faturou dois títulos da Série D. O Maranhão poderá repetir esta façanha.

E o Moto Club chega animado para as semifinais. O clube nordestino conquistou o acesso ao superar o Atlético Acreano, então melhor clube das quartas de final. Por ter a pior campanha entre os quatro que sobraram na última divisão nacional, o Moto Club voltará a pegar o melhor clube da Série D, desta vez o Volta Redonda. A outra semifinal terá São Bento e CSA.

O acesso rubro-negro foi obtido com cinco vitórias (quatro em casa e uma fora), seis empates (dois como mandante e quatro como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de 17 gols a favor e oito contra. Aproveitamento de apenas 58,3%. O acesso do Moto Club garantiu o Nordeste na liderança.

A região chegou a 11 acessos em oito edições da Série D. O Sudeste aparece na vice-liderança com dez. O Sul soma seis, enquanto o Norte parou em três acessos. Já o Centro-Oeste tem dois.

Entre os estados, a liderança é de São Paulo com quatro acessos. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro subiram três clubes cada. Enquanto isso, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Maranhão têm dois acessos cada, contra um Ceará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Paraíba, Paraná, Sergipe, Piauí e Alagoas.

Confira os clubes que conquistaram o acesso na Série D:

2009

São Raimundo-PA, Macaé-RJ, Chapecoense-SC e Alecrim-RN

2010

Guarany-CE, Madureira-RJ, Araguaína-TO e Joinville-SC

2011

Tupi-MG, Santa Cruz-PE, Cuiabá-MT e Oeste-SP

2012

Sampaio Corrêa-MA, CRAC-GO, Baraúnas-RN e Mogi Mirim-SP

2013

Botafogo-PB, Juventude-RS, Tupi-MG e Salgueiro-PE

2014

Tombense-MG, Brasil-RS, Londrina-PR e Confiança-SE

2015

Botafogo-SP, Ríver-PI, Remo-PA e Ypiranga-RS

2016

Volta Redonda-RJ, CSA-AL, São Bento-SP e Moto Club-MA