Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 07 de setembro de 2016 às 07:00

São Bento é o décimo clube a estrear com acesso na Série D do Brasileirão

Dono da melhor defesa, Bentão enfrentará o CSA nas semifinais de olho no título

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O São Bento fez história no último domingo ao conquistar o inédito acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. E mais! O Bentão atingiu o objetivo logo em sua primeira participação na Série D. Segundo levantamento do Sr. Goool, dez clubes subiram para o terceiro escalão logo na primeira aparição na última divisão nacional. Por motivo óbvios, o Sr. Goool não considerou os acessos de 2009, ano de estreia da Série D.

 Torcida do São Bento comemorou o acesso logo na primeira participação do clube na Série D do Brasileirão!Jesus Vicente / São PauloTorcida do São Bento comemorou o acesso logo na primeira participação do clube na Série D do Brasileirão!
O São Bento obteve oito vitórias (cinco em casa e três fora), três empates como visitante e apenas uma derrota como mandante, além de 14 gols a favor e só dois contra (melhor defesa). Aproveitamento de 75%. Esta é a segunda melhor campanha da competição, atrás apenas do Volta Redonda. Enquanto o Voltaço pegará o Moto Club, o Bentão desafiará o CSA nas semifinais da Série D.

Se o São Bento debutou em grande estilo, os outros três clubes que conquistaram o acesso já haviam passado pela Série D. O CSA, por exemplo, disputou a divisão pela quinta vez (2009, 2010, 2012, 2013 e 2016). O Volta Redonda, por outro lado, atingiu a meta em sua quarta participação (2011, 2012, 2015 e 2016), enquanto o Moto Club esteve pela terceira vez na competição (2009, 2014 e 2016).

Êxito dos novatos!
Entre os novatos que garantiram o acesso logo de cara, três ainda foram além com o título da Série D. O Guarany, por exemplo, não ficou satisfeito em subir para a Série C e também faturou o título do último escalão nacional em 2010. O paraibano Botafogo repetiu a dose em 2013, assim como fez o Tombense em 2014.

Entre 2010 e 2015, a primeira edição analisada pelo Sr. Goool foi aquela com o maior número de novatos nas quatro primeiras colocações. Além do Guarany, Araguaína e Joinville também conquistaram o acesso, mesmo debutando na divisão. Só o Madureira, entre os clubes que subiram, já conhecia a Série D.

Em 2011, por outro lado, o Cuiabá foi minoria. O clube mato-grossense era juvenil, enquanto Tupi, Santa Cruz e Oeste tinham conhecimento dos atalhos da divisão. Nos dois anos seguintes, houve uma divisão. Baraúnas e Mogi Mirim foram os novatos de 2012, enquanto Sampaio Corrêa e CRAC utilizaram a experiência para subir. Em 2013, Botafogo-PB e Salgueiro debutaram com acesso e se juntaram aos velhos conhecidos da Série D Juventude e Tupi.

Há dois anos, o Tombense foi o único novato a conquistar o acesso. O clube mineiro se juntou a Brasil, Confiança e Londrina. Por fim, em 2015, não houve debutantes. Todos os quatro clubes que conquistaram o acesso - Botafogo-SP, Ríver, Remo e Ypiranga - já conheciam a última divisão nacional.

Confira a lista de clubes que conquistaram o acesso no primeiro ano de Série D:

2010

Guarany-CE, Araguaína-TO e Joinville-SC

2011

Cuiabá-MT

2012

Baraúnas-RN e Mogi Mirim-SP

2013

Botafogo-PB e Salgueiro-PE

2014

Tombense-MG

2016

São Bento-SP