Alagoas - A torcida do CSA é um fenômeno! O Azulão, no último domingo, derrotou o Ituano, por 1 a 0, e conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro diante de 13.861 pagantes, o maior público da Série D. O clube alagoano, por sinal, ostenta os três melhores públicos da última divisão nacional. A marca obtida pelo CSA no final de semana, aliás, é maior do que melhor público de seis clubes da Série A.
Em seis partidas como mandante, o Azulão ostenta média de 8.805 apaixonados e público total de 52.828 fanáticos. Com esta marca, o CSA ocuparia o 14º lugar no ranking do Brasileirão a frente de Vitória (8.284), Chapecoense (7.913), Fluminense (6.736), Figueirense (5.932), Ponte Preta (4.808), Botafogo (4.793) e América Mineiro (2.230).
E tem mais! No ranking agrupado com os 128 clubes das Séries A, B, C e D do Brasileirão, o CSA aparece no Top 20, na 18ª posição. Além dos primeiros colocados da Série A, apenas Ceará (14.038) e Bahia (12.199), da Série B, e Remo (11.546) e Fortaleza (8.823), da Série C, superam o clube alagoano. Na Série B, o maior público do CSA estaria no 9º lugar e, na Série C, seria o terceiro melhor.Com o acesso garantido, o CSA disputará a semifinal da Série D. O primeiro duelo será neste domingo, às 16 horas, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, contra o São Bento que decidirá a vaga para a final em casa. O Azulão nordestino subiu com oito vitórias (cinco em casa e três fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e duas derrotas longe da torcida, além de 24 gols a favor e dez contra. Aproveitamento de 69,7%.Panorama!
O Nordeste é a região com o maior número de acessos na Série D. Em oito anos de competição são 11 acessos, um a mais do que o Sudeste. O Sul aparece com seis, enquanto o Norte parou em três acessos. Já o Centro-Oeste tem dois.
Entre os estados, contudo, a Alagoas do CSA é novata e se junta a Ceará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Paraíba, Paraná, Sergipe e Piauí - todos com um acesso cada. O estado recordista é São Paulo que chegou a quatro. Já Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro subiram três clubes cada. Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Maranhão, por outro lado, têm dois acessos cada.