Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 13 de setembro de 2016 às 01:08

Sérgio Corrêa usa Gabriel Jesus para justificar maratona da arbitragem

Árbitro e assistente irão trabalhar nesta terça e quinta-feira pelas Séries A e B do Brasileirão

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - "Não tem problema. O jogador do Palmeiras (Gabriel Jesus) jogou na Seleção (6 de setembro) e no dia seguinte (pelo Palmeiras). Eles (arbitragem) são bem preparados". Foi desta forma que Sérgio Corrêa, presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), justificou ao Sr. Goool a maratona que alguns profissionais da arbitragem enfrentarão neste meio de semana durante as rodadas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

 Sérgio Corrêa não vê problema da arbitragem atuar em dois jogos em um intervalo de dois dias nas Séries A e B!Rafael Ribeiro / CBFSérgio Corrêa não vê problema da arbitragem atuar em dois jogos em um intervalo de dois dias nas Séries A e B!
Grande parte da arbitragem nacional realiza curso em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, e os sorteios para as rodadas das divisões nacionais ficaram com poucas opções. Não por acaso, o pernambucano Emerson Sobral apitará o duelo entre Criciúma e Oeste, nesta terça-feira, às 20h30, no Estádio Heriberto Hülse, no interior catarinense, pela 25ª rodada da Série B.

Sem perder tempo, ele rumará para Porto Alegre, onde comandará o jogo entre Internacional e Vitória, no Beira-Rio, na quinta-feira, às 21 horas, pela 25ª rodada da Série A. Serão 289 km, sendo 3 horas e 20 minutos de viagem de carro ou 35 minutos de avião entre Criciúma e Porto Alegre. Já a assistente paulista Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo sofrerá um pouco mais.

A maratona dela começará em Curitiba no confronto entre Paraná e Vila Nova no Estádio Durival Britto e Silva, na terça-feira, às 19h15. Na quinta-feira, às 19h30, Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo estará no Estádio Independência, em Belo Horizonte, para o embate entre Atlético Mineiro e Sport. São 997 km de distância e dez horas de viagem de carro ou duas horas de avião.

E as distâncias poderão ser ainda maiores. Afinal, Emerson Sobral é do quadro de Pernambuco, enquanto Tatiane Camargo está integrada no quadro de São Paulo. Há as viagens destas cidades até os locais das primeiras partidas da semana. Já a maratona do gaúcho Luís Teixeira Rocha será maior na distância, mas de intensidade menor. O árbitro apitará CRB e Avaí no Rei Pelé, em Maceió, na terça-feira, às 19h15, pela Série B. Na quinta, às 21 horas, ele será o 4º árbitro de Inter e Vitória pelo Brasileirão.

Justificado?
Sérgio Corrêa usou o atacante palmeirense Gabriel Jesus como exemplo para justificar a maratona da arbitragem. Mas há pontos que merecem ser esclarecidos. O jovem jogador atuou 88 minutos na vitória da Seleção Brasileira, por 2 a 1, sobre a Colômbia, em Manaus, na terça-feira, 6 de setembro, pela Eliminatória Sul-americana. No dia seguinte, ele já estava de volta aos gramados para defender o Palmeiras contra o São Paulo. Gabriel Jesus ficou em campo por 40 minutos.

A viagem de 40 minutos entre Manaus e São Paulo foi feita de jatinho fretado pelo clube. Mas isso, evidentemente, não acontecerá com a arbitragem. Sem falar que Gabriel Jesus tem um staff bem maior, com direito a cuidados que superam e muito a estrutura oferecida pela CBF aos profissionais de arbitragem.

Mesmo com tantos cuidados em cima de Gabriel Jesus, que virou justificativa para Sérgio Corrêa, o jogador sofreu uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda e deverá ficar fora da "final" contra o Flamengo nesta quarta-feira, às 21h45, no Allianz Parque, em São Paulo.

 Gabriel Jesus enfrentou maratona pela Seleção Brasileira e pelo Palmeiras e o corpo já começou a acusar problemas!Cesar Greco / PalmeirasGabriel Jesus enfrentou maratona pela Seleção Brasileira e pelo Palmeiras e o corpo já começou a acusar problemas!
Pode tudo!
O Art. 25 do Regulamento Geral das Competições não menciona arbitragem, mas proíbe jogadores de atuarem em um curto espaço de tempo. Fato que não foi respeitado pelo Palmeiras por se tratar de jogos de seleção e clube.

"Os clubes e atletas profissionais não poderão, como regra geral, disputar partida sem observar o intervalo mínimo de sessenta (60) horas".

O Sr. Goool perguntou a Sérgio Corrêa, em duas oportunidades, qual seria o período necessário de descanso para a arbitragem entre um jogo e outro, mas o chefão da categoria não respondeu.

O Sr. Goool conta com uma ferramenta exclusiva da arbitragem nacional e internacional. A ferramenta de busca traz todos os profissionais de arbitragem que apitaram jogos de campeonatos acompanhados pelo Sr. Goool. Basta digitar o nome do árbitro ou do assistente para ter a relação completa de partidas. Ou ainda é possível procurar a arbitragem através do menu "árbitros por campeonato". Tudo muito simples e fácil. (Clique na imagem abaixo e tenha o sistema de busca da arbitragem!)