Rio de Janeiro - A torcida do Vasco mostrou novamente que não aguenta mais a Série B do Campeonato Brasileiro. Apenas 1.689 torcedores pagaram ingresso para acompanhar a vitória do líder, por 2 a 0, sobre o Joinville pela 26ª rodada no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro. É lógico que jogo sexta-feira, às 21h30, não ajuda, mas os torcedores também estão cansados. Para se ter uma ideia, este é o pior público do Vasco na Série B e o segundo menor na temporada, atrás apenas do duelo ante o Friburguense pelo Cariocão (1.532).
É evidente que o time tem sua parcela de culpa e a diretoria também, mas os torcedores não podem escapar de suas responsabilidades. Nos últimos anos, mesmo na elite do Brasileirão, o Vasco sempre apresentou - ao menos - um público insignificante como o da última sexta-feira. No ano passado, por exemplo, o Vasco atuou ante a Ponte Preta, pela Série A, diante de 2.449 pagantes. O menor público de 2015 foi diante do Rio Branco, pela Copa do Brasil, 1.170 gatos pingados.
Derrapadas!
Há dois anos, outra vez na Série B, o clube cruzmaltino enfrentou a Portuguesa sob os olhares de 2.092 espectadores. Este foi o pior público do Vasco na divisão e na temporada em 2014. Em 2013, o menor público do representante carioca na Série A foi de 1.601 torcedores contra o Atlético Mineiro. Já a menor marca da temporada não chegou a mil testemunhas (546). E ainda teve os 1.996 fanáticos no confronto contra o Palmeiras pelo Brasileirão de 2012.
Mesmo esnobado pela torcida, o Vasco segue fazendo seu papel na Série B. Líder, o clube cruzmaltino ostenta 14 vitórias (nove em casa e cinco fora), seis empates (um como mandante e cinco como visitante) e seis derrotas (três diante da torcida e três fora), além de 41 gols a favor e 27 contra. Aproveitamento de 61,5%.
O Vasco voltará a campo apenas no próximo sábado, às 16h30, novamente em São Januário, contra o vice-líder Atlético Goianiense pela 27ª rodada da Série B.