São Paulo - A Primeira Fase do Campeonato Brasileiro da Série C foi encerrada, no último domingo, com a classificação de Guarani, Boa Esporte, Botafogo-SP, Juventude, Fortaleza, ABC, Botafogo-PB e ASA. Os clubes do Grupo B avançaram às quartas de final com campanhas melhores em relação a apresentadas pelos rivais do Grupo A. Houve clube eliminado no Grupo B, aliás, com desempenho superior aos classificados do Grupo A.
Acontece que a dupla nordestina do Grupo A ficou atrás dos gaúchos no saldo de gols. Enquanto o representante de Caxias do Sul acumulou dez tentos de saldo, Fortaleza e ABC somaram só nove. Já o paraibano Botafogo (28) e o ASA (26) foram os únicos a não alcançar a marca de 30 pontos.
Não por acaso, Belo e ASA - se a Primeira Fase da Série C não fosse dividida por grupos - estariam fora do mata-mata. O Tombense, eliminado na 5ª colocação do Grupo B, fez 29 pontos em 18 rodadas. O Ypiranga, também sem chances de brigar pelo acesso, anotou 28 pontos com oito vitórias, enquanto o Botafogo-PB venceu sete vezes.
Mata-mata!
Do outro lado da chave, o Juventude - 4º colocado do Grupo B - receberá o Fortaleza - líder do Grupo A - no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, na segunda-feira, 3 de outubro, às 19h15. A volta será no Castelão, em 9 de outubro, às 19 horas. O classificado deste embate pegará Botafogo-PB - 3º colocado do Grupo A - ou Boa Esporte - vice-líder do Grupo B. A primeira partida será na sexta-feira, 30 de setembro, às 21 horas, no Almeidão, em João Pessoa. Já a volta ocorrerá em Varginha, no domingo, 9 de outubro, às 11 horas.