Rio Grande do Sul - O Grêmio, na abertura do 2º turno do Campeonato Brasileiro da Série A, passou de postulante à vaga na Libertadores e até mesmo ao título nacional, para apenas figurante na elite e dono da pior campanha do returno. O Tricolor até venceu o Corinthians, por 3 a 0, na 20ª rodada, mas desde então não conseguiu derrotar seus adversários. Lá se vão sete jogos com dois empates e cinco derrotas.
O tropeço contra o Botafogo, válido pela 19ª rodada, aconteceu durante o returno em 4 de setembro. Por isso, o Tricolor acumula sete partidas sem vitória. A campanha do 2º turno, contudo, mostra um triunfo, dois empates e quatro derrotas. O Grêmio amarga a lanterna com apenas cinco pontos. Todos os outros integrantes da degola no returno (Santa Cruz, América Mineiro e Internacional) têm a mesma pontuação, mas os tricolores gaúchos perdem no saldo de gols.A lanterna na classificação do returno, contudo, é apenas um ponto da má fase gremista. O clube de Porto Alegre ocupava a 3ª colocação com 35 pontos em sua última vitória. Hoje, o Grêmio despencou para o 11º lugar com apenas 37 pontos, oito a menos do que o G4 e nove a mais do que a zona de rebaixamento.
O aproveitamento tricolor no Brasileirão é de apenas 47,4%. A campanha do Grêmio tem dez vitórias (oito em casa e duas fora), sete empates (três como mandante e quatro como visitante) e nove derrotas (duas diante da torcida e sete fora), além de 32 gols a favor e 32 contra. Apenas um ponto não foi alterado: a torcida segue indo à Arena do Grêmio.Mesmo em má fase dentro de campo, o clube gaúcho aparece na 5ª colocação do ranking da Série A com média de 21.377 pagantes. Em 13 partidas como mandante, o Grêmio ostenta público total de 277.902 torcedores. O maior público aconteceu justamente em sua última vitória, no duelo ante o Corinthians (46.163).
E o Grêmio contará com o apoio da torcida no próximo domingo, às 16 horas, quando receberá a Chapecoense, em Porto Alegre, tentando encerrar o jejum de vitórias no Brasileirão. O jogo será válido pela 27ª rodada.