São Paulo - Enquanto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aguarda uma posição da CONMEBOL para decidir se o G4, de fato, irá virar G5 no Campeonato Brasileiro da Série A, a principal divisão nacional poderá aumentar a zona da Libertadores por conta própria. Explica-se: três dos quatro integrantes do G4 estão na Copa do Brasil e dois saíram na frente na briga por vagas às semifinais. Sem falar que o G4 virar G5 no Brasileirão não é nenhuma novidade nos pontos corridos.
Em 2007, o Fluminense foi campeão da Copa do Brasil e ainda ficou no G4. Resultado: o 5º colocado Cruzeiro foi para a Libertadores. De todas estas vezes em que o G4 virou G5, apenas uma foi por causa do campeão da Libertadores. O Internacional faturou o título mais importante da América do Sul em 2006 e também ficou entre os quatro melhores clubes do Brasileirão para delírio do Paraná.
Hoje, o Palmeiras lidera o Brasileirão com 54 pontos, enquanto o Atlético Mineiro soma 49 e o Santos tem 45. Na Copa do Brasil, o Verdão perdeu o jogo de ida para o Grêmio, por 2 a 1. O Tricolor gaúcho, aliás, soma 40 pontos na Série A e está a apenas cinco do G4. Já o Galo passou pelo Juventude nas quartas de final, por 1 a 0. O Santos, por sua vez, derrotou o Internacional, por 2 a 1. E ainda tem o Corinthians, 7º colocado na elite com 41 pontos, e que venceu o Cruzeiro na Copa BR, por 2 a 1. Com tantas possibilidades é bem provável que o G4 vire G5 e até mesmo G6.