Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 07 de outubro de 2016 às 16:00

Visitantes levam ligeira vantagem no jogo final do acesso pela Série C

Ao todo, 13 clubes que decidiram a vaga do acesso fora de casa, de 2009 para cá, subiram para a Série B

da Redação -

São Paulo - Botafogo-SP, ASA, Botafogo-PB e Juventude contam com o histórico recente da Série C do Campeonato Brasileiro para alcançar o acesso nos próximos dias. Segundo levantamento do Sr. Goool, 13 clubes que decidiram a vaga do acesso fora de casa, de 2009 para cá, subiram para a Série B, enquanto os mandantes tiveram 11 felizardos. Em 2011, o regulamento não tinha mata-mata. Foram duas fases com grupos e a final.

O primeiro acesso será decidido, nesta sexta-feira, às 19 horas, entre ABC e Botafogo-SP. Como no primeiro duelo houve empate sem gols, os paulistas subirão de divisão se empatarem com gols. Ao ABC resta uma vitória simples. Novo 0 a 0 e a decisão será nos pênaltis. O mesmo cenário vale para o Botafogo-PB no duelo contra o Boa Esporte, em Varginha, no domingo, às 11 horas, e para o Juventude no embate ante o Fortaleza, no Castelão, na segunda-feira, às 19 horas.

Já a vida do ASA é a mais tranquila de todos. Enquanto os outros jogos terminaram sem gols, os alagoanos venceram o Guarani, por 3 a 1. Agora, o ASA conquistará o acesso com derrota por diferença de um gol ou até mesmo por dois, desde que balance as redes adversárias - ao menos - duas vezes.

 Paulista Botafogo será um dos clubes que decidirá o acesso fora de casa na Série C do Brasileirão!Rogério Moroti / BotafogoPaulista Botafogo será um dos clubes que decidirá o acesso fora de casa na Série C do Brasileirão!
Histórico!
Apesar do equilíbrio nos acessos de mandantes e visitantes, a temporada 2012 chamou a atenção. Há quatro anos, Chapecoense, Icasa, Oeste e Paysandu subiram para a Série B atuando fora de casa. Já em 2010 e 2013, aconteceram três acessos dos mandantes. Há seis anos, ABC, Criciúma e Ituiutaba fizeram valer o fator casa, enquanto o Salgueiro não se intimidou em terras rivais. Em 2013, o Sampaio Corrêa foi o único clube a ter sucesso longe da torcida. Enquanto isso, Luverdense, Santa Cruz e Vila Nova fizeram o dever de casa.

Em 2014, equilíbrio total na Série C. CRB e Mogi Mirim foram felizes atuando como mandantes, enquanto Macaé e Paysandu decidiram e levaram fora de casa. Em 2009, América Mineiro e Icasa contaram com o apoio da torcida. Já ASA e Guaratinguetá foram valentes mesmo com a pressão dos torcedores rivais.

Por fim, no ano passado, os visitantes voltaram a mostrar força. Brasil, Tupi e Vila Nova decidiram fora de casa e, mesmo assim, conquistaram o acesso para a Série B. Na oportunidade, apenas o mandante Londrina conseguiu subir um degrau nas divisões do Brasileirão.

Confira os acessos da Série C do Brasileirão:

2009

Casa: América Mineiro e Icasa
Fora: ASA e Guaratinguetá

2010

Casa: ABC, Criciúma e Ituiutaba
Fora: Salgueiro

2012

Fora: Chapecoense, Icasa, Oeste e Paysandu

2013

Casa: Luverdense, Santa Cruz e Vila Nova
Fora: Sampaio Corrêa

2014

Casa: CRB e Mogi Mirim
Fora: Macaé e Paysandu

2015

Casa: Londrina
Fora: Brasil, Tupi e Vila Nova